A minha biblioteca - Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Esta é a minha biblioteca:

"Em 30 de abril de 1955 abria pela primeira vez ao público, em Leiria, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em homenagem ao seu doador inicial, o poeta leiriense Afonso Lopes Vieira.
Durante estes 58 anos de existência o acervo desta biblioteca tem sido enriquecido por outras doações institucionais e individuais, para além das aquisições efectuadas pela Câmara Municipal de Leiria, disponibilizando actualmente mais de 90 mil títulos.

Recentemente foi inaugurada a Sala Fernando Amaro, em homenagem a este bibliófilo que doou o seu espólio, de mais de dez mil livros e documentos ao Município de Leiria.

A Biblioteca Municipal desenvolve também projetos pedagógicos e de lazer para todas as gerações, de entre os quais se destacam a "Bebeteca”, “A Hora do Conto”, “Histórias de Fio a Pavio”, “Leituras no Hospital”. Apresenta ainda visitas guiadas à Biblioteca e à Sala Museu Afonso Lopes Vieira (por marcação), para além de Exposições temporárias no átrio e na galeria.

Estamos a trabalhar para apetrechar a Biblioteca com novos títulos e enriquecer a sua programação cultural, no sentido de cativar e aproximar novos públicos.

Visite-nos!

A Vereadora da Educação, Juventude e Biblioteca Municipal

Dra. Anabela Graça"
****
A minha biblioteca é para mim... - Liliana Carvalho

A minha biblioteca é para mim um sitio muito calmo, mesmo no centro histórico da cidade, grande, luminoso, silencioso, ameno, acolhedor... A primeira vez que lá entrei, depois de uns bons anos sem entrar em bibliotecas, o meu primeiro pensamento foi: "Uau.... É um mundo de aventuras! E seja qual for o livro que eu vá pegar, vai ser sempre uma aventura... Estão aqui milhares de aventuras!"
E assim continua a ser... Sempre que pego num livro, não sei onde me vai levar, o que me vai fazer pensar, se vai mudar a maneira como vejo a vida, a minha vida, me dar novas ideias, se se irá tornar o meu livro preferido, se vou encontrar autores que passam a ser os meus preferidos, se vou encontrar livros que procuro à anos sem encontrar, livros que já li e nem me lembrava, tendo assim oportunidade de os reler...

Na biblioteca sinto-me protegida, sinto-me livre, sinto-me confortável, sinto-me entusiasmada, com vontade de ler, de escrever, de aprender e de escapar um pouco aos dramas do dia a dia, refugiando-me dentro de um livro, fugindo para outras paragens, vivendo outras aventuras....

Comentários