Apresentação do Projecto: Vamos doar livros à nossa biblioteca? - Portugal


Criei este blog pois, para mim, que sempre vivi rodeada de livros, os considero como algo sem os quais não posso viver... Tantas horas foram aquelas que passei em bibliotecas, do nosso Portugal e até estrangeiras, umas vezes pelo estudo, outras pelo simples prazer de estar rodeada de livros, passar a mão pelas lombadas, ler os títulos, ver as cores, sentir aquele cheiro característico no ar e dos livros, o silêncio....

Os livros sempre foram a minha maior companhia, se tiver um livro ao pé de mim é quase impossível me sentir sozinha, e tenho a certeza que não sou a única a sentir-me assim.

Antes mesmo de vir viver para Leiria, antes até de arranjar casa um dos primeiros sítios que fui visitar foi a biblioteca municipal, e senti-me emocionada por ver em tantos livros o carimbo "Oferta de...". Agora com o desemprego, a crise, a depressão que anda à nossa volta e faz (infelizmente) parte das vidas de tanta gente, mais uma vez dou por mim a refugiar-me no sossego da biblioteca, e pensei: "Tenho tantos livros lá em casa, muitos já li outros nem tenho interesse em ler, a mim não me vão fazer diferença, mas podem vir a fazer a diferença na vida de alguém!"

Tal como certos livros que já requisitei lá, uns que não conhecia e passaram a ser os meus preferidos, outros que estava ansiosa por ler mas não tinha dinheiro para os comprar, e fui dar com eles ali...

Cada vez mais sinto a importância das doações de livros às bibliotecas municipais, pois se essas pessoas não se tivessem doado esses livros eu não teria podido ter acesso a eles, àquelas histórias, àquelas informações...

Por isso agora venho assim partilhar esta minha ideia, dar a conhecer as várias bibliotecas do nosso Portugal, as suas actividades (muitas têm muitas actividades muito interessantes para o convívio da comunidade!) e inspirar as pessoas a doarem livros à sua biblioteca municipal, fazendo assim parte dela para sempre, parte da comunidade e quem sabe, fazer a diferença na vida de alguém que vá pegar nesse livro.

Partilhem aqui as novidades da vossa biblioteca municipal, as vossas opiniões, os vossos gostos e até partilhar mensagens para escrevermos na primeira folha em branco do(s) livro(s) que iremos doar para inspirarmos as pessoas que o forem requisitar ao lerem as nossas palavras a ficarem motivadas a fazerem também a sua doação! :)

Sejam todos bem-vindos a este projecto que vai encantar todos os amantes de livros de Portugal!


O meu contacto para dúvidas, ideias, ...
lilianacarvalho88@live.com.pt

A minha mensagem de apresentação do projecto a várias entidades:
"Olá.

Venho por este meio apresentar este projecto que acredito ser fantástico para todos os amantes de livros do nosso Portugal.
Esta ideia nasceu na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira em Leiria, quando vi que vários dos livros que eu requisitava eram doados, fiquei comovida, mas ao mesmo tempo triste porque comparado com muitas bibliotecas ao longo do país e até no estrangeiro que já visitei, a variedade de livros não é muita e muitos dos livros são bastante antigos e desactualizados e sei que assim as pessoas perdem o interesse em ir lá ir e o desinteresse que se anda a notar cada vez mais, principalmente na nova geração no que diz respeito aos livros é deprimente.
Isto não acontece só na minha biblioteca, acontece na maior parte das bibliotecas do nosso país, por isso espero com este projecto relembrar às pessoas a importância e o valor das nossas bibliotecas e voltar a ressuscitar o interesse pela literatura, ensinado às pessoas a importância de doar livros à biblioteca da sua cidade. :)

Espero sinceramente que apreciem esta iniciativa!
Melhores cumprimentos,
Liliana Carvalho"

2 comentários:

  1. Gostei de vir ler o início de tudo. Ainda me lembro quando recebi uma mensagem privada no blog e divulguei este projecto (com todo o gosto)! [Cindy]

    ResponderEliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑