Perguntas às Nossas Bibliotecas


Preparando aqui as entrevistas que espero conseguir fazer às pessoas que lidam com o meio das bibliotecas, o seu dia a dia e funcionamento, pensei nas conversas que já tive com algumas pessoas que têm medo de doar livros às bibliotecas, por não sabem o que acontece aos livros, se a biblioteca aceitará livros doados, de onde vem os livros todos que não são doados pelos usuários da biblioteca? Como é o processo após a recepção dos livros doados? Ficam na biblioteca ou vão para outros sítios? Estas e muitas outras perguntas que quero aperfeiçoar e investigar.

E vocês? Que perguntas gostariam de ver esclarecidas pelas bibliotecas municipais? Perguntas que gostassem que eu fizesse? Podem fazer tantas perguntas quantas quiserem!

Comentem este post com as perguntas que gostariam de fazer à vossa biblioteca e pode ser que as vejam respondidas! :D
O que gostariam de perguntar ou saber acerca da vossa biblioteca?

4 comentários:

  1. Parabéns Liliana por este projecto. Eu vou estar atenta e também vou tentar modificar alguns dos meus hábitos.
    As minhas dúvidas seriam: será que as bibliotecas estariam interessadas em livros de ficção em inglês?
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela simpatia e pela primeira pergunta! :D
      Essa por acaso já estava na entrevista, no entanto pelo menos na minha sei que recebem em inglês e que são doados, pois eles têm uma mesinha com as novidades e vejo lá muitas vezes livros em inglês e o carimbo da doação, no entanto vou tentar falar com o máximo de grupos de biblioteca possível do nosso país, ter a certeza absoluta e explicar passo a passo como funciona e como fazer ;)

      Eliminar
  2. Parabéns pela iniciativa...
    Há uma questão que poderia ser colocada às bibliotecas: livros técnicos sublinhados? Aceitarão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Palmira :)
      Aquilo que eu sei é:
      - Já ouvi falar de bibliotecas que nem sequer livros com dedicatórias na primeira folha em branco aceitam.
      A minha aceita mas tive de perguntar primeiro, e disseram que de preferência não devia de ter nada escrito, mas como eu escrevia uma frase sobre a doação de livros e o meu projecto aceitavam.
      Estando sublinhados, rasurados é bastante improvável que aceitem, no entanto vai depender MUITO da biblioteca, pois se tiverem mesmo com MUITA necessidade dos ditos livros e não seja um sublinhado exagerado pode ser que aceitem.
      Já requisitei livros-romances doados que tinham algumas passagens sublinhadas.
      E depois também acho que depende se estão sublinhados a caneta, a lápis ou mesmo a marcador. Por isso essa é uma questão complicada mas vou tentar adicionar nas próximas entrevistas, se bem que já pergunto "que tipo de doações não aceitam", mas acho que nunca se lembraram de mencionar os livros rasurados. Vou adicionar essa questão. Obrigada ;)

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑