[Apresentação] Lusodidacta


A Lusodidacta - Sociedade Portuguesa de Material Didáctico, Lda., foi constituída em 1976.

Estamos em Loures, Porto e Coimbra e os nossos Comerciais visitam todo o País, apresentando e divulgando as nossas edições.
De 1976 a 1980 prestou serviços de promoção e vendas, dos então famosos cursos de Línguas “Tematron®”, à Grolier Portugal, Lda.
Em 1980 começou por editar e distribuir obras infantis, juvenis e de consulta e referência (Enciclopédias, Dicionários, etc.).
Em 1990 editou a sua primeira obra técnica na área da saúde, a  "Phipps - ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA", em 4 VOLUMES, uma obra de referência no ensino da Enfermagem, que vai na 8ª edição.
Honra-nos o facto de a maioria das nossas edições serem traduzidas por Profissionais de Saúde das áreas respectivas e de algumas dessas traduções terem sido premiadas pela "Fundação para a Ciência e Tecnologia, União Latina, Serviços de Tradução da Comissão Europeia e Associação Portuguesa de Tradutores".
As traduções feitas por filólogos (especialistas na tradução das respectivas línguas de origem) são, como se impõe, revistas por especialistas nas respectivas áreas de saúde, ou outras.
Cerca de 35% das nossas edições são de autores Portugueses, que apoiamos sempre  e aguardamos propostas de bons trabalhos para publicação ( na área da saúde ). 
MissãoFornecer conteúdos académicos e científicos de qualidade a estudantes e profissionais de saúde, contribuindo desta forma para a sua formação e, ou, actualização.
Promover a satisfação e fidelização do cliente, através de um contínuo melhoramento no desempenho. 
VisãoSer uma Editora de referência, com credibilidade no mercado nacional, direccionada para a área da saúde. 
ValoresRigor de conteúdos
Actualidade dos conteúdos técnico-científicos
Um parceiro para os seus Stakeholders  ( Colaboradores, Clientes, Fornecedores, Autores e Tradutores).
LISTA DE CATÁLOGOS
  • Anatomia/Fisiologia
  • Assistência Social
  • Biologia
  • Cardiopneumo
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Ginecologia
  • Literatura em Geral
  • Medicina
  • Memórias
  • Moral / Ética
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Oftalmologia
  • Ortopedia
  • Patologia
  • Psicanálise
  • Puericultura
  • Radiologia
  • Psicologia
  • Saúde Natural
  • Saúde Pública
  • Sociologia
  • Terapêutica
Algumas das obras:


PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA - MANUAL PARA ENFERMEIROS
Jean V.Craig/Rosalind Smyth 
ISBN: 978-972-8383-61-9
Formato: 15.5 x 23.5
326 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: capa dura
Ed.:1ª Ed. @ 2004

"Baseado na evidência" é um dos atributos mais usados e, porventura, menos compreendidos dos cuidados de saúde actuais. Os enfermeiros têm sido vanguardistas ao reconhecer a necessidade de identificar, avaliar e aplicar a melhor evidência na sua prática clínica.
Prática Baseada na Evidência é livro essencialmente prático que proporciona aos enfermeiros um conjunto de instruções simples e claras, relativas a cada uma das etapas do processo da aplicação da evidência científica. Ao longo da obra, organizada em três secções (contexto, competências e processo de mudança baseado na evidência, respectivamente), é ilustrado o papel da prática baseada na evidência com experiências que visam melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem.
Principais características desta obra:
- Guia pratico, claro, com informação e orientação para cada etapa do processo.
- Concebido especialmente para enfermeiros.
- Focaliza como a prática baseada na evidência pode ser utilizada para melhorar os cuidados aos doentes.
- Recurso a estudos de casos e cenários de uma variedade de contextos clínicos.
Este livro é, pois, do maior interesse para enfermeiros que trabalham em todos os contextos clínicos, incluindo aqueles que estão envolvidos em cursos de pós-graduação e/ou em investigação primária ou secundária.


DICIONÁRIO DE FISIOTERAPIA
PORTER, Stuart B. 
ISBN: 978-989-8075-20-8
Formato: 12.2 x 18.3
526 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2009

Este guia de referência, fácil de consultar e portátil, é o primeiro dicionário e glossário internacional específico para a fisioterapia.

É uma recolha muito ilustrada de termos, conceitos e definições que os estudantes e os fisioterapeutas qualificados terão oportunidade de encontrar nos programas de estudos e campos de trabalho. Os contributos incluem muitos dos nomes mais importantes no campo da fisioterapia.

Expandido-se em definições simples, o Dicionário de Fisioterapia cobre temas e tópicos importantes, acompanhados de diagramas, notas e sites da web. O dicionário inclui:

Termos musculoesqueléticos e raquidianos
Termos respiratórios
Termos neurológicos
Termos psicossociais
Termos de electroterapia
Termos de investigação
Termos académicos
Termos gerais, médicos e cirúrgicos
Abreviaturas médicas, prefixos e sufixos

Apêndice: Escrita de ensaio, por Sally French e John Swain
O Dicionário de Fisioterapia é um instrumento de referência rápida para os estudantes usarem nos estágios clínicos, nos estudos universitários, no estudo auto-orientado ou na época de revisões. Tem também um valor inestimável para os alunos de ciências do desporto, reabilitação desportiva e terapêutica ocupacional.

IMAGENS E MEMÓRIAS DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMEIRAS - 1940-1988
Beatriz M.Corrêa 
ISBN: 978-972-9025-38-9
Formato: 17.5 x 24.0
523 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2010

O livro "Imagens e Memórias da Escola Técnica de Enfermeiras: 1940-1988", de Beatriz de Mello Corrêa é uma obra fundamental para a compreensão da história da enfermagem portuguesa, da qual a Escola Técnica de Enfermeiras a faz parte.
Trata-se, efectivamente, de um documento importante para todos aqueles que se interessam pela história da sua profissão, ou pela "história da saúde" no nosso Pais.
Ao longo de sete capítulos e de um vasto conjunto de anexos, a autora descreve a evolução da escola, com os seus alunos e docentes, os enquadramentos legais que influenciaram a sua história e as etapas mais significativas do seu desenvolvimento em particular e do da enfermagem portuguesa em geral.
A riqueza das descrições e dos depoimentos de muito intervenientes, muitos deles com um carácter histórico altamente significativo, é um dos principais motivos de interesse desta obra para quem, nos dias de hoje, se interessa por conhecer um pouco do passado da enfermagem e das enfermeiras em Portugal.

FERIDAS E LACERAÇÕES - CUIDADOS DE EMERGÊNCIA E ENCERRAMENTO
TROTT, Alexander 
ISBN: 978-989-8075-17-8
Formato: 19.0 x 25.0
352 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: capa dura
Ed.:3ª Ed. @ 2009

"FERIDAS E LACERAÇÕES - Cuidados de Emergências e Encerramento", abrange os principais problemas, desde o Serviço de Urgência aos cuidados de acompanhamento!

A 3ª Edição, revista e actualizada, faculta uma orientação especializada nos cuidados  e encerramento de feridas e lacerações - incluindo o tratamento de feridas básicas e complexas, anatomia , cicatrização de feridas, infiltração de anestesia, limpeza, irrigação, escolha do material de sutura, referenciações e muito mais.

Apresenta um capítulo totalmente novo, Tratamento de Feridas de Emergência: uma visão geral, foca os objectivos do tratamento de feridas, expectativas do paciente e os riscos do tratamento de feridas.
Discute as infecções cutâneas profundas e necrotizantes, infecções e reparação de lacerações e ulcerações cutâneas crónicas num novo capítulo sobre Feridas Crónicas e Complicadas.
Inclui mais de 125 ilustrações - todas redesenhadas - que retratam as técnicas e oferecem um guia passo-a-passo.
Examina as vantagens e desvantagens das várias técnicas e instrumentos e oferece soluções da vida real para problemas clínicos no Serviço de Urgência.
"Este é o melhor livro sobre tratamento de feridas alguma vez escrito para o médico de Urgência".

TERAPIA DA FALA E ORALIDADE - A ESFERA ORO-FACIAL DA CRIANÇA
THIBAULT, Catherine 
ISBN: 978-989-8075-24-6
Formato: 16.0 x 24.0
184 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2009


Com pedagogia e demonstração, esta obra propõe uma abordagem original e pioneira da esfera oro-facial, envolvendo a língua e o véu do palato, como órgãos-chave das oralidades alimentar e verbal.

A partir de conhecimentos recentes sobre o desenvolvimento da face, o autor propõe uma melhor compreensão das fendas oro-faciais de origem anatómica ou neurológica, como na sequência de Pierre Robin, da sua reparação e vigilância.

Mostram que a oralidade alimentar (primária e secundária) e a oralidade verbal (primária pelo grito e secundária pela articulação fonémica) parecem intimamente ligadas face à sua necessidade funcional.

O Autor apresenta o tratamento dos distúrbios do comportamento alimentar da criança e salienta as funções pertencentes ao mundo da oralidade como conquista capital na linguagem e da palavra: respiração, ventilação, relação, nutrição (deglutição, mastigação) e expressão (fonação), particularmente na criança que apresenta uma insuficiância velar.

Após uma avaliação precisa dos distúrbios da esfera oro-facial, a relevância ascende à educação gnoso-práxica oral específica (particularmente o tratamento da não-oralidade) e o acompanhamento parental adaptado que daí advém. A reeducação do comportamento neuromuscular da esfera oro-facial, da ventilação nasal, da deglutição será desenvolvida de forma precisa e global.

Esta obra destina-se tanto aos terapêutas da fala e aos profissionais envolvidos no tratamento dos distúrbios da oralidade alimentar e verbal, como aos pais desejosos de melhor apreender as dificuldades da alimentação e da palavra do seu filho.

SABER TUDO SOBRE A SOFROLOGIA
ISBN: 978-972-8383-48-0
Formato: 14.5 x 20.9
238 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2003

Vivemos numa época em que o nosso organismo , o nosso corpo e a nossa mente são continuamente agredidos, ao longo da vida, em todas as etapas da nossa existência. Muitas mulheres e homens sofrem hoje de doenças funcionais, causadas pelo seu modo de vida: angústias, fobias, depressões, enxaquecas, insónias, úlceras, alterações digestivas diversas, doenças de pele, etc. Elas são certamente manifestações de um conflito interior, de uma falta de harmonia...
Ao longo dos tempos, os homens utilizam a palavra, o pensamento para se tratar. Os Sofrólogos seguiram os seus passos e oferecem-nos os meios modernos e simples para o alcançar.
Este livro é uma síntese das experiências e das publicações do doutor Abrezol e dos seus colegas sofrólogos, permitindo uma aproximação especial da sofrologia.

O doutor Abrezol é membro activo de numerosas sociedades médicas no mundo, também é co-fundador e presidente da Fundação Sophia. É o principal promotor da sofrologia profilática, difundida com a denominação de "Sofrologia Social". Escreveu cinco livros de sucesso sobre a sofrologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑