[25 de Novembro] Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra as Mulheres

Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra as Mulheres


  
Data comemorada a 25 de novembro defende erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução n.º 54/134, de 17 de dezembro de 1999, o Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra as Mulheres assinala-se a 25 de novembro.

A data evoca o assassinato de três ativistas políticas da República Dominicana, em 1960, por ordem de Rafael Trujillo.

Assinalando esta efeméride, de 25 de novembro a 10 de dezembro, serão marcados 16 dias de ativismo pelo fim da violência de género, com o objetivo de chamar a atenção para o fim dessa grave violação de direitos humanos das mulheres, uma pandemia mundial que é preciso erradicar.

Este ano a campanha tem o tema "Pinta o teu bairro de cor de laranja ", com a cor designada pela campanha UNiTE para simbolizar um futuro melhor, sem violência.

Números preocupantes mostram que:

- Uma em cada três mulheres foi vítima de violência física ou sexual, principalmente por um parceiro íntimo.
- Cerca de 120 milhões de meninas foram forçadas a relação sexual ou outros atos sexuais em algum momento das suas vidas.
- 133 milhões de mulheres e meninas foram submetidas à mutilação genital feminina.

Erradicar a violência contra as mulheres é uma das prioridades chave da UN Women, através de uma grande variedade de programas vocacionados para o combate global à pandemia.

A UN Women também coordena a campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas UNiTE, apoia mobilização social alargada Say NO – UniTE através das plataformas de social media no Facebook e Twitter e gere o Fundo da ONU para erradicar a violência contra as mulheres.

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e tendo como enquadramento as III Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica e de Género, realiza, no dia 25 de novembro, pelas 16h30, no Auditório da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, o lançamento público da campanha “Nunca é tarde”.

Por ocasião desta efeméride, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) promove uma ação de sensibilização através de plataformas online. Esta ação passa pela partilha de fotos (“selfies”) no Instagram, acompanhadas da mensagem “Basta que me batas uma vez”.

Texto retirado Portal da Saúde

Mais informações aqui e aqui,

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑