[Desabafos de uma apaixonada por livros] Os únicos livros que detesto!


Ao comentar um post do blog Leituras ao Sol, lembrei-me de uma cena caricata literária da minha vida:

Ora bem, é raro eu detestar uma história e ainda mais raro detestar um livro.
Mas é o caso, único da minha vida que me lembre, da saga twilight.

É que detesto no verdadeiro sentido da palavra.
Eu levo o culto vampírico muito a sério e essa saga foi rebaixar de todas as formas e feitios crenças pelas quais tenho muito respeito e admiro.

Mas o curioso é que as pessoas mais improváveis da minha vida a gostarem disso, sendo a mais provável:
Eu = amante de vampiros desde que existo
O companheiro = nada lamechas, fã de policiais
Ou a minha mãe = adoradora de cenas violentas, mórbidas, sangue, zombies, mortos, terror puro

Ora bem... Tanto a minha mãe como o meu companheiro ADORAM twilight, tanto um como outro têm os livros todos, tanto um como o outro viram os filmes todos, mal saíram e eu: DETESTO!!

Li o primeiro livro e parte do segundo, vi alguns dos filmes (uns a mãe obrigou, outros foi o companheiro, porque eles me queriam fazer mudar de ideias, que cruz!!) e detestei todas as letras, toda a história, todo o romance, tudo o que tenha a ver, detestei profundamente tudo relacionado!

Como é possível?!

11 comentários:

  1. Quando tinha 12 anos adorava o Twilight, tinha posters e tudo... mas rapidamente passou ahah é um período da minha vida para ficar para trás! [Cindy]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi algo que a mim nunca me assistiu de forma alguma...

      Eliminar
  2. Olá!

    No meu caso também é raro detestar um livro ou uma história. Mas se há coisa que não gosto (ou mesmo detesto) é vampiros! Abomino essas criaturas. Talvez seja um pouco fobia, porque nem consigo olhar para elas. Causa-me repulsa. Daí num ter lido nenhuma história com essas criaturas. Nem vejo filmes, excepto "A Entrevista com o Vampiro", que já vi há muitos anos!

    Dá-me arrepios só de pensar!!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lool eu antes também sentia isso pelos zombies até ler "Eterna Saudade" (http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/2014/12/opiniao-eterna-saudade-lia-habel.html) e ter visto o filme: Warm Bodies.

      Lá está, são gostos e experiências de vida. Mas gostei da tua opinião sobre o assunto! lool

      Eliminar
  3. Olá,

    Eu adoro livros de vampiros, lobisomens e afins e gostei da saga Twilight embora não seja a minha série favorita, do género. Eu sou um bocadinho mais tradicional e perfiro quando os vampiros são realmente os maus da fita, não brilham e não tem poderes especiais.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Tânia!
      Eu também prefiro a mitologia na sua essência, o que a saga Twilight fez foi distorcer e romancear tudo de uma maneira algo repulsiva, na minha opinião, mas pronto...
      Desde que tenha feito leitores felizes...

      Eliminar
  4. Os vampiros são um dos temas do fantástico em que não me convencem a alinhar... A febre da saga Twilight foi-me completamente indiferente apesar de algumas pessoas próximas a mim tb delirarem com ela e de passar horas e dias inteiros a ouvir falar do jacob e do não sei das quantas! -.- Não li nenhum livro e apenas vi o 1º filme porque passou um dia na tv em que eu provavelmente não tinha nada mais interessante para fazer e vi o penúltimo filme no cinema (!) porque tanto me moeram que me convenceram com 3 motivos:

    1 - "Como é que tu que eras uma fanática da Buffy e do Angel não gostas disto?!" - e é verdade, fizeram-me relembrar que eu até já tinha gostado do tema vampiros (mas sejamos sinceras, não era um vampiro qualquer, era o Angel!! aiii!! :P). Mas nessa altura ainda o tema não era moda e quando uma coisa começa a ser muito badalada é meio caminho andado para eu perder o interesse! Não sei explicar, sou assim e pronto. lol

    2 - "Estás sempre a dizer que gostavas de encontrar uma nova série que te agarrasse tanto como o Harry Potter e não dás uma hipótese a esta!" - Pois... se houve factor que me fez um dia até ponderar em experimentar ler o 1º livro foi este. Confesso que sentia alguma "invejazinha" de quem estava a passar com esta saga aquela paixão e vício que eu tive com o HP. =|

    3 - O pessoal combinou ir ao cinema. O pessoal, dos filmes que estavam em exibição nessa altura, escolheram todos ver o raio do filme da Twilight. Eu, apetecia-me ir ao cinema, não havia mais nada de jeito nesse dia. Ou ia sozinha ver outro que tb não me entusiasmava ou rendia-me e e ia com eles... E pronto já se sabe o veredicto final. -.-
    Do filme só me lembro em que houve uma parte que quase adormeci e houve outra que quase me vomitei! não tenho estômago para cenas daquelas, sou uma mariquinhas nesse campo! (a cena do parto =S).

    Ah e nesse dia eramos 4 raparigas e 1 rapaz, namorado de uma das minhas amigas. Ele que dizia que tb só ia para a acompanhar, que tb não achava piada nenhuma a saga. E depois no final dizia que a parte que mais gostou foi de se rir do meu enjoamento lol :S mas eu bem vi que ele estava a gostar tanto do filme como elas!!

    Conclusão: pensava que eu era a única que não era fã da saga!! Agora já não me sinto tão só!;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A. o Angel (David Boreanaz ) é meu, ok? Sempre foi depois de a Buffy o ter deixado! E falando em Buffy que é a minha heroína fazerem essa comparação para mim ultrapassa o insultuoso... O Angel nunca foi um mariquinhas com brilhantes purpurina e além disso o romance deles é bonito e não lamechas sem sentido nenhum!

      E também me vieram com essa cena do "Ah e tal é quase tão famoso ou mais que Harry Potter!" Estão a gozar comigo?
      Que porra de comparação é essa? Além dos temas não terem nada a ver, Harry Poter foi uma GERAÇÃO! O Twilight foi uma "panca"! Não teve mais mérito que uma série que já tenha estado na moda! Agora não está! Harry Potter está para sempre!
      Acompanhou-me DEZ anos da minha vida! E a Buffy foi quase a mesma coisa!

      A mulher que escreveu o Twilight lá combinou umas cenas muito manhosas, nem sequer as inventou!! Aquela cena das casas vampiricas era de um jogo para o pc bué antigo!! Ela fez meia dúzia de pesquisas no google, colou tudo tipo scrapbook e meteu-se a escrever com pedaços de mitologia aqui e ali e criou uma história com pedaços, tipo história Frankenstein!

      Por amor da Santa! Respeito quem goste, ainda bem que ao menos serviu para meter a juventude a ler, mas não façam comparações estúpidas sem saber dos factos por detrás das cenas.

      Não tem NADA a ver com Buffy, não tem NADA a ver com Harry Potter e não tem NADA a ver com nada de jeito que faça o mínimo de sentido! Está agora a fnac cheia de merchandising disso a vender aos desbarato, quando o bieber e os novos direction não sei quê não percebo nada dessas cenas mas basta uma gaja ligar o pc para aparecer essas cenas vendem bem mais! Não me façam falar...

      Ainda bem que gostaram de LER, e espero que continuem a ler DEPOIS e não só por estar na moda, fora isso, com muito respeito eu pessoalmente dava esses livros ao projecto papel por alimentos.

      Eliminar
    2. Loool tive que me rir com o 1º parágrafo!! =D
      Mas só uma perguntinha: o V. sabe dessa parte do Angel ser teu?! :P

      Concordo com tudo o que dizes, mas dei o desconto a elas pk elas não sabiam o que diziam! lol Ou seja, penso que só uma tinha lido/visto a Buffy e nenhuma delas (=o) pertencia ao mundo Hogwarts (Só quem foi convocado, entrou e cresceu naquela escola junto com o Harry e companhia compreende)!! Mas não tinham escrúpulos e utilizavam todos os argumentos que se lembravam! lol :)

      Concordo ainda mais a 100% na parte em que dizes que Harry Potter foi uma Geração. E na parte em que realmente, pelo menos, esta saga conseguiu trazer o gosto pela leitura a algumas pessoas...
      Só por aí já cumpriu um bom papel.

      Eliminar
    3. Acreditas que o V. esteve agora mesmo a ler isto porque eu desabafei o meu desagrado de ele ser um "freak" que gosta de Twilight e disse-lhe que vim aqui manifestar o meu desagrado e ele referiu mesmo isso? LOOL
      Disse-me: "Só não gostei da primeira parte" e eu sei bem que ele vem aqui espreitar o blog só que é daqueles que lêem e não comentam! Sim!! Tenho "desses" na minha própria casa! =O

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑