[Notícias] Biblioteca Itinerante

Em 1960, a Câmara Municipal de Lisboa, adquiriu duas viaturas Citroën, que se destinavam a percorrer todos os bairros de Casas Económicas, para além dos seguintes bairros: Ajuda; Alto da Ajuda; Alto da Serafina; Arco do Cego; Belém; Calçada dos Mestres; Caselas; Encarnação; Madre de Deus; Restelo; Santa Cruz de Benfica; Vale Escuro; Alfama; Boa Vista; Camarão da Ajuda; Furnas; Grilo; Quinta da Calçada; Quinta do Jacinto; Ameixoeira; Carnide; Lumiar; Madragoa e Olivais.

Estas bibliotecas destinavam-se a fornecer leitura domiciliária por um período de 15 dias, no horário de 2.ª a Sábado das 14.00 às 18.00 horas .

Para o efeito, foram adquiridos cerca de 2000 livros de formação moral e espiritual, de estudo, instrução técnico-profissional, divulgação histórico-científica, ficção e poesia. No entanto, só em Janeiro de 1961 começaram a funcionar, percorrendo diariamente esses bairros das 14H00 às 20h00. Em 1965, já circulavam 4 bibliotecas itinerantes, sendo alargado para 48 o número de locais de estacionamento.   

Em 1986, devido ao envelhecimento das viaturas, só funcionava uma biblioteca, que em 1989 foi substituída por uma nova Renault Master T. Três anos depois foi adquirido outro veículo.

A partir de 1994, cada uma das duas Bibliotecas Itinerantes passou a estacionar em 10 locais, estando equipada com jornais, revistas, jogos e mais de 2.400 livros classificados, em livre acesso, e actualizados devido ao apoio de um depósito de difusão.

Para além disso, estas bibliotecas dispõem de um computador para consulta do catálogo colectivo das bibliotecas da rede, facilitam o empréstimo de cd’s, cd-rom’s e dvd’s mediante pedido prévio, e disponibilizam materiais de divulgação com informação dos itinerários e actividades de animação.        

2 comentários:

  1. Olá!

    Gosto muito da filosofia das bibliotecas itinerantes! Acho fantástico poder levar os livros até às comunidades mais afastadas e que de outra forma, as pessoas que lá vivem, não teriam acesso aos livros.

    Vi um documentário muito interessante sobre as bibliotecas itinerantes. Qualquer dia publico no blog!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a publicares partilha aqui o link connosco! :D

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑