[Opinião] A Graça do Evaristo, Uma Vida no Solar dos Presuntos | Jorge Marques

A Graça do Evaristo , Uma Vida no Solar dos Presuntos
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 312
Editor: Glaciar
Sinopse
A história do Solar dos Presuntos é, toda ela, recheada de outras histórias, que já fazem parte da História recente do nosso País. Até por isso nos sentimos orgulhosos e assumimos a responsabilidade de prosseguir um trabalho que, no nosso entender, é, também, um serviço cultural e o traço de união com que se constroem as grandes amizades. "Este livro conta a história do casal Graça e Evaristo Cardoso e, como não podia deixar de ser, do Solar dos Presuntos. Curiosamente, logo a seguir às Bodas de Ouro do casal (13 de outubro de 2013), o restaurante entra no seu quadragésimo ano de funcionamento - Motivo para dupla comemoração, portanto." " (…) Um livro que reúne a autêntica história da vida de Graça e Evaristo com o relato da existência do Solar dos Presuntos, uma referência da gastronomia lisboeta e monçanense em termos nacionais e internacionais. Um conjunto de estórias, imagens, factos, datas, distinções, receitas, depoimentos dão corpo à obra. A começar pelos da família. Mas também muitos clientes e amigos acederam a Prestar o seu valioso contributo, testemunhando a ligação que os une ao casal e ao Solar."


Quem aqui conhece, já foi ou ouviu falar do Restaurante Solar dos Presuntos?
Eu conheço perfeitamente bem, pois o meu pai trabalhou lá dezasseis anos, a servir à mesa. Ele arranjava-me montes de "mimos" que o pessoal famoso lhe dava para mim, arranjava-me montes de autógrafos, mas na altura eu era muito pequena para perceber dessas coisas, ficava mais contente com os VHS de filmes da Disney, peluches e coisas assim que ele me trazia de pessoas famosas que me conheciam e traziam para me oferecer. Ou simplesmente por o conhecer a ele e saberem que ele tinha uma filha.

Uma coisa que me lembro bem (infelizmente com tantas mudanças de casa não sei onde andam) é o autografo dirigido a mim do Didi e Dédé dos Trapalhões em Portugal e de uma bandeira do Benfica de uns bons dois metros ou mais com a assinatura dos jogadores todos do Benfica da altura.
A minha mãe também trabalhou uns meses, nas cozinhas. (Não, não foi onde os meus pais se conheceram, isso é outra história.)
Mas a verdadeira vocação da minha mãe é vender roupa e foi isso que ela depois foi fazer. O meu pai é que continuou lá. Conhecido como o "Carvalho".

O meu pai estava a servir à mesa no Solar dos Presuntos quando recebeu a notícia do meu eminente nascimento. (Sim, o dia em que o mundo mudou para sempre!) =P
A minha mãe estava em trabalho de parto, e... imagine-se... era o aniversário do meu pai!
Pois.... Eu fui a prenda de aniversário dele!
Por isso não sei o que é fazer anos "sozinha". Os parabéns são sempre divididos entre mim e ele. ;)








Sabem qual é a melhor parte deste livro?

É que o meu pai aparece no livro e eu nem sabia, só descobri quando recebi o livro e comecei a ver as fotos e a ler.
(E ele só vai saber quando receber o livro pelo Natal!)

Aqui está o meu pai:


Aqui estamos nós (foto nossa), a minha mãe, eu e o meu pai, nas escadas do Solar dos Presuntos, por volta de 1990.


Esta é a nossa história relacionada com o Solar dos Presuntos... E a vossa?

Recomendo este livro a todos aqueles que têm alguma ligação/recordação com o Solar dos Presuntos, pois é sem dúvida um livro rico, cheio de história, de conteúdo, de fotos, de curiosidades e até de deliciosas receitas exclusivas!
Contém TODA a magia do Solar dos Presuntos ao longo dos tempos.
Excerto do livro aqui.

2 comentários:

  1. Tão giro! Que bom!

    Esse livro vai ser sempre muito especial para ti.

    Não conheço o restaurante, mas já ouvi falar nele! Talvez um dia consiga lá ir.

    Beijinhos e boas leituras

    http://jardimdemilhistorias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acontece muito, quem nunca lá foi pelo menos já ouviu falar nele.
      Talvez seja pelo Fernando Mendes falar tanto dele no Preço Certo! =P

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑