[Apresentação da...] Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira | Leiria

Caros leitores, a partir do dia de hoje irei fazer, sempre que me for possível, esta rubrica a apresentar as nossas diversas bibliotecas de Portugal. Seja ela Municipal, dos hospitais, de centros de acolhimentos, etc, etc etc... Irei assim dar aos poucos e poucos a conhecer as nossas bibliotecas e os seus serviços.

Se conhecerem bibliotecas que estejam interessadas neste meu blog/projecto, que queiram ser divulgadas e até me quiserem dar a oportunidade de fazer uma entrevista (escrita) e outros assuntos relacionados, por favor, façam-me chegar essa informação, agradeço muito.

Vou começar portanto pela minha Biblioteca Municipal.

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira - Leiria
"Em 30 de abril de 1955 abria pela primeira vez ao público, em Leiria, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em homenagem ao seu doador inicial, o poeta leiriense Afonso Lopes Vieira.
 
Horário
De segunda a sexta-feira - abertura ao público às 9 h30 e encerramento às 20 horas;
Ao sábado - abertura ao público às 14 horas e encerramento às 20 horas.

Morada
Largo Cândido dos Reis, N.º 6 (Terreiro), 2400-112 Leiria

Telefone
244 839 666

E-mail
biblioteca.municipal@cm-leiria.pt
***
Leiria foi a cidade onde eu escolhi viver. Sou Alfacinha de gema, nasci e vivi os meus primeiros quatro anos de vida no coração de Lisboa, e depois os seguintes até aos meus 18 na linha de Sintra. Depois fui viver para Espanha e desde que voltei já vivi e/ou estive colocada de norte a sul do nosso país.
Mas nunca antes dos 23 anos tinha vindo a Leiria e já fui a algumas cidades mais remotas de Portugal, mas sempre que eu ia na camioneta de Espanha para Lisboa e ela parava aqui em Leiria só o tempo de apanhar os passageiros, eu ficava encantada... Com o Castelo, com o rio, com a calmaria, com o seu ar idílico, tudo. Mas nunca tinha pousado aqui um pé, nunca tinha saído da camioneta.

Então quando me fartei de andar por ai sem pouso fixo decidi escolher uma cidade para "assentar" e no meio das muitas que visitei, desde Aveiro a Ovar, passando por Braga a Portimão, sei lá eu que já nem me lembro dos nomes de algumas, um dia decidi que: "Sempre que ia visitar Lisboa quando vivia na Espanha passava por uma cidade linda, Leiria. Quero ir lá conhecer".
Então vim um dia a Leiria, fiquei na pousada, que ficava convenientemente ao lado da biblioteca municipal, o que para mim foi um "sinal", mas mais do que isso, ainda me lembro quando saí do autocarro pela primeira vez, entrei na cidade e senti o seu cheiro característico no ar. A verde, a novo com antigo, a água, a fresco e a algo mais que não sei explicar.... Ao olhar para o castelo nem uma brisa corria e a vista parecia um quadro pintado à mão... Toda a cidade parecia pintada a aguarela.

Desde esse dia deixei de andar perdida por outras cidades e decidi arranjar casa aqui em Leiria e cá estou. Continua linda como sempre.

Amo Lisboa, amo Sintra e aprendi a amar Leiria <3

8 comentários:

  1. Bom dia!!!
    Uma das minha decisões de 2015 é começar a usar mais a Biblioteca Municipal daqui da zona. O concelho de Palmela tem várias, mas há duas muito boas e grandes: a de Palmela e a do Pinhal Novo.
    Quando lá for, a ver se tiro foto e mostro.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Marisa! Fico muito feliz!! :D
      Depois se me deres as fotos quando eu fizer sobre uma das tuas bibliotecas, uso as tuas! :D
      Fico muito feliz! <3

      Eliminar
  2. Parabéns pela iniciativa. Vou preparar um conjunto de informações sobre a "minha" biblioteca municipal. Um abraço e votos de um ano de muito sucesso!

    Cristina Bernardo
    Biblioteca Municipal de Castanheira de Pera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Cristina!
      Se a Biblioteca Municipal de Castanheira de Pera tiver a bondade de me responder a uma entrevista escrita terei todo o gosto em publicar aqui depois de respondida e divulgar a "sua" biblioteca! :D

      Eliminar
  3. Iniçiativa a merecer um aplauso! Oxalá consiga que muitas bibliotecas se 'abram' a esta divulgação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Angelina! Também o espero, sinceramente! :)

      Eliminar
  4. Olá!!

    Como deves saber ADORO esta rubrica e vou seguir! Quer motivos pessoais, quer por motivos profissionais :)

    Vou aguardar por mais!

    Beijinhos e boas leitoras!

    ResponderEliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑