[Apresentação da...] Biblioteca Municipal de Sintra


A Biblioteca Municipal de Sintra / Casa Mantero é uma Biblioteca Pública, que funciona de acordo com as mais recentes correntes de Biblioteconomia e com as linhas de orientação do “Programa de Apoio às Bibliotecas Públicas” da DGLB, integrando a RNBP (Rede Nacional de Bibliotecas Públicas).


  • Possibilitar e contribuir para o pleno desenvolvimento e elevação do nível de formação sócio-cultural do Concelho de Sintra;

  • Promover a democratização do acesso à informação ao garantir e fornecer ao cidadão o seu livre acesso e actualização;

  • Contribuir para o acesso à informação junto do cidadão sem distinção de etnia, cor, nacionalidade, idade, sexo, religião, língua, situação social e nível de instrução;
  • Promover e difundir os hábitos de leitura e pelos novos suportes de informação, junto da comunidade;

  • Garantir e fornecer ao cidadão o livre acesso à informação independentemente do seu carácter ou suporte;
  • Reunir, preservar, restaurar, tratar e difundir vários suportes de informação de acordo com os seus objectivos de informação, cultura e lazer;
  • Promover o conhecimento sobre a herança cultural, principalmente do Concelho de Sintra;

  • Proporcionar as condições que possibilitem a autoformação dos indivíduos, disponibilizando recursos para a sua formação permanente de forma a poder exercer os seus direitos democráticos e ter um papel activo na Sociedade;

  • Estimular a utilização da Biblioteca e dos seus serviços como forma de ocupação salutar de tempos livres;

  • Promover actividades de Animação e Difusão do Livro e da Leitura;

  • Optimizar, rentabilizar e inovar os serviços prestados pelas Bibliotecas Municipais do Concelho de Sintra;
- Alargar e promover a Rede de Bibliotecas Municipais de Sintra;

  • Promover as Bibliotecas Municipais do Concelho de Sintra.


Serviços oferecidos / Valências:
> Leitura de Presença com livre acesso às estantes;
> Empréstimo Domiciliário;
> Atendimento personalizado, através de um serviço de referência e informação para orientação dos utilizadores na Biblioteca e apoio a pesquisas Bibliográficas;
> Informatização em Rede:
> Catalogo Bibliográfico Informatizado;
> Espaço Infanto-Juvenil;
> Bebéteca;
> Sector de Periódicos;
> Sector Multimédia;
> Internet;
> Núcleo de Braille;
> Serviços de leitura especiais para Deficientes visuais;
> Reprografia;
> Núcleo de História Local e Regional (Sintriana);
> Acervo documental de Camilo Castelo Branco (Biblioteca Camiliana de Sintra);
> Gabinetes de Estudo;
> Fundo Antigo;
> Espólios (Vera Jane, Oliva Guerra, Ângelo Costa Cabral, Rodrigo Castro Pereira);
> Animação do Livro e da Leitura;
> Actividades lúdico-didácticas;
> Visitas guiadas;
> Informação à comunidade;
> Cooperação com Escolas;
> Acesso para deficientes;
> Bar e Casa de Chá;
> Galeria de Exposições;



Biblioteca:
2ª. Feira – 14 H às 20H
3ª. a 6ª. Feira – 10 H às 20 H
Sábados – 14.30 H às 19.30 H
Durante o mês de Agosto a Biblioteca encerra às 18H00, às segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras.

Bar E Casa de Chá:
3ª. a 6ª. Feira – 10 H às 20 H
Sábados – 14.30 H às 19.30 H

Cibercafé (Espaço Internet)
2ª. Feira – 14 H às 20H
3ª. a 6ª. Feira – 10 H às 20 H
Sábados – 14.30 H às 19.30 H

Loja Municipal:
2ª. Feira – 14 H às 20H
3ª. a 6ª. Feira – 10 H às 20 H
Sábados – 14.30 H às 19.30 H


Endereço:
Rua Gomes de Amorim, n.º 12/14 - 2710-569 Sintra
Tel. 21 923 61 90 / 21 923 61 70 -  FAX: 21 923 61 79

****

Só eu sei a paixão que tenho por esta biblioteca na qual passei tantas horas, e horas de uma altura difícil da minha vida, e tão bem me acolheu e ajudou. Os recursos que tem são bons, principalmente para os estudantes, e a nível de literatura também está bem servida. É um espaço lindo, encantador e mágico, como a própria Sintra é! Amo Sintra <3. Eu amo Lisboa, amo Leiria, mas tenho uma paixão muito grande por Sintra. Não fosse na linha de Sintra onde eu vivi 16 anos da minha vida! Já estive e vivi de norte a sul do nosso país e até já vivi em Espanha, mas os 16 anos dos meus 26 de vida que vivi em Sintra foram até à data os anos mais longos onde já vivi nalgum lado. Vivi nas Mercês, vivi em Rio de Mouro (foi onde gostei mais de viver na linha) e estudei no Cacém, mas até quando lá vivia e da minha casa de Rio de Mouro tinha vista directa para o palácio de Sintra, sempre que apanhava o comboio e para lá ia, era sempre mágico! Nem que fosse para lá todos os dias...


Não sei explicar o fascínio que Sintra tem em mim. Os Sintra... Não me admira que haja tantos poemas sobre Sintra, até a mim me dá vontade de os escrever e eu sou tudo menos lamechas... (e detesto lamechices!)
Até o nome Sintra é lindo! E a Quinta da Regaleira? Mágico, lindo!! E os jardins?! Oh, nem me façam começar... E até a biblioteca é linda e misteriosa! <3

9 comentários:

  1. Viva,

    Grande mensagem, adorei mesmo com muita qualidade e aqui está a prova que um biblioteca é um espaço que serve muito mais do que apenas para ler.

    Sintra é sem duvida uma cidade muito bonita e fico contente que tenha uma biblioteca com esta qualidade, infelizmente neste pais estamos cada vez mais a matar este tipo de espaços o que é muito mau :(

    Bem e com isto fiquei a conhecer mais um pouco de ti, mas que bem :D

    A biblioteca mais bonita que vi foi a de Viana do Castelo, bolas que monumento e com vistas para o rio Lima e tudo a da minha zona é tão fraquita, enfim nem vou falar :)

    Bjs e parabéns pela mensagem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, eu acho que muita gente toma as bibliotecas como um espaço garantido, vai estar sempre ali mas não é assim, se não as "alimentarmos" com as nossas visitas, requisições, doações ou mostrar o mínimo interesse elas acabam por se degradar, as pessoas que lá trabalham perdem o emprego e não conseguem verbas para nada e eventualmente, ainda mais na nossa situação actual já se sabe o que acontece :(

      Eliminar
    2. Sem duvida mas o espaço tem que ser apelativo para que a pessoa se sinta bem, pelo menos a nivel de net deve ser muito requisitado ;)

      Olha estás convidada e fazer uma mensagem sobre a importância das bibliotecas no meu blog, caso queiras claro :D

      Eliminar
    3. Sabes que quando é para "falar" sobre estas coisas estou sempre pronta para dar a minha parte! :D
      Aceito com muito gosto e orgulho! <3

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Vamos ver se dou conta do recado! ;)

      Eliminar
    2. Olha não tenho a menor duvida, pelo contrario tenho a certeza que será uma mais valia para o blog e para todos os seguidores. Aquilo que mais peço é que te de prazer e sintas satisfação, o mais importante :D

      Sem duvida que se deve dar mais mérito aos trabalhos das Bibliotecas :)

      Eliminar
    3. Sem dúvida, e aos nosso bibliotecários também que têm muito má fama de mulheres velhas com grandes óculos, cabelo apanhado e que fazem "CHIIIIUUUUU" de uma forma que quase nos fura os tímpanos! loool

      É como a velha dos gatos, não sei porque só há velha dos gatos e não dos cães ou dos periquitos...

      Eliminar
    4. lol mas ai tem que ser assim mesmo caso contrario faço ideia :D

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑