[Apresentação da...] Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém


A Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém, pólo da Biblioteca Municipal de Sintra, foi inaugurada a 11 de Novembro de 1997. Possui uma capacidade de 100 lugares sentados.

Serviços oferecidos:
> Leitura de Presença com livre acesso às estantes
> Empréstimo Domiciliário
> Atendimento personalizado
> Informatização em rede
> Catálogo  Bibliográfico informatizado
> Espaço Infanto-Juvenil
> Sector de Periódicos
> Sector Multimédia 
> Internet
> Reprografia
> Animação do Livro e da Leitura
> Ver Actividades lúdico-didácticas
> Visitas guiadas
> Informação à comunidade
> Cooperação com as Escolas
> Acesso para deficientes
> Sala Polivalente


Endereço:
Praceta das Descobertas, n.º 22 A
2735 – 095 Cacém
Tel. 21 432 80 39 – Fax. 21 432 80 41


Horário:
Segundas-feiras, das 14h00 às 20h00 
Terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00
Sábados, das 14h30 às 20h
Encerra domingos e feriados


Horário de Verão (Agosto):
De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00
Encerra aos sábados e domingos


***

Esta não só é uma biblioteca muito especial, como se não estou em erro ou pelo menos até onde a minha memória chega, esta foi a primeira biblioteca municipal a que fui ou pelo menos a primeira biblioteca municipal que eu usei para requisitar livros. Ou seja sem ser na biblioteca escolar. Tinha à volta de 16 anos, vivia em Rio de Mouro mas estudava no Cacém quando a comecei a frequentar, e até tive de pedir à minha mãe os documentos e  que assinasse os papéis para eu poder fazer o cartão para requisitar livros.

E foi nesta biblioteca que a minha aventura pelas bibliotecas municipais começou. E também a descoberta de autores e géneros de livros que antes não lia, como foi o caso de "Baunilha e Chocolate" de Sveva Casati Modignani e "O Diário da Nossa Paixão" de Nicholas Sparks, entre muitos outros.

Auxiliou-me muito nos trabalhos da escola, quando ainda pouco ou nada dependíamos dos computadores para os fazer e tínhamos de consultar os livros. Principalmente aqueles livros muito grandes, pesados e que têm uma bolinha, cada um com a sua cor a significar que não os podíamos requisitar.

Os livros sempre me ajudaram quando mais precisei, fosse para me fazerem companhia, me distraírem, me inspirarem ou ajudarem. Foi aqui que comecei a andar sempre com mochila, pois tinha a mania de levar os livros da escola na mão, e ainda hoje uso mochila, não uso mala com as outras "senhoras", só para andar sempre com um livro "atrás". E também porque me dá mais jeito por causa das dores nas costas.

Se bem me lembro chegava a levar livros também para a minha mãe ler. Quando me perguntam: "Como começou esta tua paixão pelas bibliotecas?" eu penso sempre nesta biblioteca. Ainda me lembro do fascínio que senti quando lá entrei pela primeira vez e pensei "Tão grande!! Tantos livros para ler!" ainda mais numa altura em que o dinheiro era para comprar comida, e não livros. No entanto os livros sempre me fizeram muita companhia, pois nunca fui muito de ter amigos, precisava de ler quase como de respirar e poder ter acesso ilimitado a eles foi uma alegria indescritível que me ajudou mesmo muito nas horas mais negras, e nas mais felizes também.

4 comentários:

  1. Saudações,

    É caso para dizer que não há amor como o primeiro, mas vejo que te marcou bastante e ainda bem, pelo que tenho aqui visto és uma lutadora para divulgar este tipo de espaços e fazes muito bem :)

    Ai também li esses dois livros :D

    Obrigado por partilhares mais "sobre ti" ora aqui está algo que recordas com muito carinho :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os livros têm a sua dose de magia, mas as bibliotecas também. Esta recordo com muito carinho tal como todas as outras que me acolheram quando mais precisei :)

      Eliminar
  2. Que linda biblioteca!! Dá gosto entrar em cantinhos assim.
    Adorei o espaço da literatura infanto-juvenil.
    Beijocas e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é linda. É pequenita, mas acolhedora! :D
      Adoro-a ;) Traz-me tantas memórias <3

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑