[Desafio/TAG] Hábitos de Leitura


Como já devem ter percebido, ultimamente ando um bocado "viciada" nestas coisas das tags/desafios.
Aqui vai mais uma! Esta vi no Cantinho da Neptuno. ;)

1. Tens algum cantinho especial na tua casa para ler?
Gostava muito de ter, uma divisão super almofadada, confortável, cheia de sol e com paredes forradas de estantes recheadas de livros, mas infelizmente não tenho. Leio na cama, no sofá, no verão leio numa cadeira no terraço, a apanhar sol ou na sombrinha, já cheguei a estar tão presa a um livro que até o li a tomar banho (sim, molhou-se um bocado), onde calha...

2. Marcador de livros ou um pedaço de papel aleatório?
Eu só encontro os marcadores quando não preciso deles. Tenho um pequeno gaveteiro de cartão com duas gavetas largas em cima da minha secretária onde guardo os marcadores e tótós, pois são duas coisas que eu NUNCA SEI onde os meto e uso todos os dias! A maior parte das vezes acabo por usar um pedaço de uma coisa qualquer para marcar a página e depois substituo pelo marcador quando o encontro ou vou buscar.

3. Quando queres interromper a leitura paras na página onde estás ou tens de acabar o capítulo/certo número de páginas?
Nunca tinha pensado nisso, mas pelo que sei paro onde calha. Estou a ler, tenho de parar por algum motivo, marco a página e pronto. Depois quando o volto a abrir tenho de procurar onde no texto.

4. Comes ou bebes enquanto lês?
Oh, sim... Sim, senhora. Mas tenho sempre ao pé algo para limpar as mãos e nunca uso a mão com que estou a comer para virar as páginas. E se for um livro com o qual eu esteja obcecada, até ás refeições (almoço e jantar) à mesa eu leio! Até já me chegaram a dizer: "Um dia comes o livro e lês a comida!"

5. Consegues ou gostas de ouvir música e televisão enquanto lês?
Não, de forma nenhuma. O som da televisão muito baixinho se estiver em casa e me sentir mais sozinha, sim, ainda vá, mas o que eu gosto mesmo é de silêncio quando estou a ler. Já tenho problemas de concentração suficientes, se me distraem na leitura está o caldo entornado!

6. Um livro de cada vez ou vários livros ao mesmo tempo?
Se o livro me prender leio só esse, se não leio vários ao mesmo tempo à espera que um me conquiste totalmente.

7. Ler em casa ou em todo o lado?
Em todo o lado. Se eu estiver viciada na história até a andar na rua eu leio (mais devagarinho para não bater em nenhum poste), nos transportes, sempre, nas salas de espera, do médico ou seja onde for, na praia, na piscina, pic-nic, nas longas viagens de carro, camioneta ou comboio, isso é sempre, basicamente em todo o lado! Só no cinema é que não dá jeito! =P
Ao contrário das outras jovens da minha idade, e até mais novas do que eu, que andam com malinhas ou com aqueles malões pendurados no braço que mais parecem uma bagageira, eu desde "miúda" que ando de mochila para andar sempre confortavelmente com um livro atrás. Quando compro uma mochila vejo logo se tem um espaço à parte para o livro, e tenho uma mochila própria impermeável para o inverno e tudo isto só para andar sempre com os livros atrás. E também porque não me faz doer tanto as costas. Não ajuda o facto de eu andar quase sempre num estilo confortável, calças de ganga, ténis confortáveis, thists e com a tal mochila, viver rodeada de escolas, ter cara de miúda, tratam-me sempre por "menina"! Já perdi conta ao número de vezes em que vou a andar na rua e perguntam "Onde é a escola x?" como se eu tivesse obrigação de saber! A maior parte das vezes nem sei! Já me perguntaram em que escola ando, eu digo que já tenho 26 anos, não ando na escola à quase 10 anos e até dão um passo atrás! "Não pode ser!" e eu: "Pois... também acho! Como é possível?" Mas o meu B.I foi feito numa loja do cidadão oficial, é verdadeiro e diz que nasci em 88, por isso mesmo que me queira enganar a mim própria, não dá, mas se não o mostrar a ninguém engano bem os outros!
No verão quando gosto de me arranjar mais mais, sandálias e tops, cabelo arranjado e não "a la vida loca" como anda a maior parte do inverno (não há quem tenha mão nele!), mas sempre com uma mochila, nem que seja uma mais pequena, apenas do tamanho de um livro já passo a ser "senhora", e é sempre assim! lool xD

8. Ler em voz alta ou para ti mesma?
Para mim mesma, passa-se tudo dentro da minha cabeça, como disse não gosto de ler com barulho, nem feito por mim própria. Quando eu estou a ler tudo o resto deixa de existir.

9. Costumas passar à frente algumas páginas do livro ou ler o final?
Nunca! Odeio, desprezo, abomino spoilers.

10. Quebrar a lombada do livro ou mantê-lo como se fosse novo?
É quase impossível não quebrar a lombada, mas antes de ler algum livro novo eu passo os dedos pela lombada e penso "tão lisinho"... E quando acabo de ler passo novamente para ver o número de rugas e penso "Ah... Marcas da vida... Também as tenho!"
É uma espécie de ritual que tenho. Para mim é estranho ler um livro e ele se manter liso e pouco maleável depois de lido. Um livro com marcas de leitura é um livro que foi "vivido".

11. Escreves nos teus livros?
Nunca! Jamais! Nunca o fiz nem nunca farei! Já me custava fazê-lo naqueles livros que a minha mãe me comprava das "Férias Constância"!

Desafio todos os meus leitores a responderem a esta tag! :D

4 comentários:

  1. Olá!

    Gostei desta Tag! E gostei das tuas respostas! Vou fazer :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito deste desafio e vou levar. Em breve encontras as respostas lá no meu estaminé. ;)

    ResponderEliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑