[Apresentação da...] Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito (Biblio Apjb)


A Biblioteca Escolar /Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito está sediada na Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito. Esta Biblioteca Escolar (BE) serve as oito escolas que constituem o Agrupamento, procurando chegar, através dos seus recursos (físicos e humanos) e dos seus projetos, a todos os alunos e docentes. O espaço físico da BE funciona ao longo de todo o dia, ininterruptamente, cobrindo todo o horário da escola sede. É constituída por vários espaço nucleares, nomeadamente, zona de atendimento:


Onde se encontra o balcão de atendimento e onde é feito todo o trabalho de catalogação e inventariação de fundo documental e equipamentos.

Na zona de leitura informal, os utilizadores têm acesso a um conjunto de assinaturas de periódicos para momentos mais recreativos; na zona de leitura e estudo:


É onde se concentra o grosso do fundo documental e alguns equipamentos tecnológicos para a realização de trabalhos escolares e leituras pessoais.
zona de leitura e multimédia:


É sobretudo um espaço de trabalho com recurso a documentos digitais e equipamentos tecnológicos.

A nossa BE possui também uma Mediateca que, mediante requisição, pode ser utilizada para fins pedagógicos e recreativos. Todo o trabalho aqui desenvolvido é gerido por uma equipa de quatro docentes, uma professora bibliotecária e uma assistente operacional. Todos os elementos que constituem este equipa possuem formação para o efeito.


O Plano Anual de Atividades está estruturado em função dos domínios de referência propostos pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), ou seja, articulação curricular, leitura e literacia, parcerias e ocupação dos tempos livres e gestão e organização da BE. Tendo em conta estes domínios e as metas traçadas no Projeto Educativo, a equipa da BE procura traçar, anualmente, um plano de ação para todo o Agrupamento, com vista o sucesso educativo. Quotidianamente, a BE assegura o empréstimo de materiais para serem usados nas salas de aulas e para utilização domiciliária. Todos os elementos da comunidade educativa têm acesso a estes materiais. O Catálogo encontra-se disponível on-line, através do site da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Verifica-se também que, como forma de complementar o que se faz na sala de aula, muitos docentes deslocam-se, recorrentemente, com as suas turmas para a BE, usufruindo dos seus espaços e dos seus recursos, presencialmente.

Esta BE integrou a RBE em 1998. Desde então tem tido um percurso que evidência o desenvolvimento das várias literacias da leitura e digitais, marcando presença em concursos e projetos de âmbito nacional. Entre outros projetos, nos últimos anos, foram  distinguidas pela RBE e pelo Plano Nacional de Leitura  as nossas propostas no âmbito dos seguintes concursos: “Ideias com Mérito”, “Ler+ Jovem”, “Escolas Aler+” e “MIBE- Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”. 

Neste momento, a BE é um recurso educativo assumido por todo Agrupamento. A BE está devidamente integrada nas planificações de todos os departamentos curriculares e a sua representatividade está assegurada em todos os órgãos intermédios e equipas de trabalho do Agrupamento.

A nossa Biblioteca sofreu algumas remodelações. O espaço foi pintado, o piso foi alterado e as zonas funcionais reorganizadas. Agora, na Sala de Leitura foram criados 5 postos de leitura digital, especificamente reservados para pesquisa de informação e produção multimédia.Tentamos criar um espaço acolhedor para que a utilização da Biblioteca seja cada vez mais agradável.

Equipa:
Carla Pires - Professora de português é a professora Bibliotecária
Isilda Silva  - Professora de Português
Manuela Lopes - Professora de História
Alexandra Moreno - Professora de Filosofia
Daniela Labandeiro - Professora de Música
Flor Borlido -Assistente operacional
Texto de Carla Pires. 

12 comentários:

  1. Acabei de ficar extremamente nostálgica '-'
    Estudei sete anos nesta escola e ver as fotos fez-me recordar aqueles tempos. Passei muitas horas nessa biblioteca e até fiz competições com amigos para ver quem requisitava mais livros xD
    Ai os bons tempos '-'

    Obrigada pelo post :)

    Beijinho*
    Elizabete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo essa uma das magias das bibliotecas... A nostalgia... Pelo menos da nossa geração que as frequentava com frequência :)

      Eliminar
  2. Olá!
    Estes espaços são muito importantes numa escola. Felizmente já há alguns exemplos de boas bibliotecas escolares, mas acho que ainda há algum trabalho a fazer.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver se as descubro e ajudo de alguma maneira ;)

      Eliminar
  3. Mais uma execelente menagem de divulgação de algo tao importante, parabens ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a agradecer à Sra. Isilda Silva que foi muito simpática comigo, me conseguiu disponibilizar este texto e apoia este blog e o meu trabalho :D

      Eliminar
    2. Não é dificil, sabes que ja sou admirador do blog ;)...justissimo :)

      Eliminar
    3. Muito obrigada Fiacha, e nem imaginas o importante que é para isso quando elogiam o meu trabalho e o meu blog, pois como bem sabes há alturas em que parece que ninguém quer saber e nos pergunta-mos "Será que vale a pena?"...

      Eliminar
    4. Sim sei mas não tens que te preocupar com isso, mais cedo ou mais tarde o teu trabalho começa a ser reconhecido ;)....pedrinha a pedrinha :D

      Eliminar
  4. Muito bom o trabalho que tu fazes. A sério. É bom saber destes espaços.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑