[Iniciativa] Cabine de Leitura


A Praça de Londres em Lisboa, abriga uma antiga cabine telefónica muito parecida com aquelas tradicionais inglesas. No entanto, há um detalhe que, além de diferente é muito interessante: funciona ali uma mini-biblioteca comunitária, a Cabine de Leitura.


Várias editoras, fundações e particulares doaram livros para o arranque do projeto, mas a ideia é que as doações continuem por parte dos utilizadores, de forma a assegurar a rotação dos livros e até a variedade. Sendo assim, a regra é que toda vez que se leva um livro, deixa-se outro.


Levar, doar, ler e devolver: este é o conceito exposto a porta da cabine, que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura mas que também pretende estreitar laços comunitários e exercitar a cidadania. Isto porque não existem ali multas e prazos, o sistema baseia-se na confiança. Os utilizadores da cabine devem deixar seus contatos anotados num livro e claro, devolver a obra depois. Os livros trazem inclusivé um marcador com o objetivo da iniciativa para que as pessoas que os levam se lembrem da sua responsabilidade dos os devolver. A mini-biblioteca é então um projeto colaborativo e sustentável, uma vez que depende dos próprios utilizadores para continuar a funcionar.


A Cabine de Leitura foi uma iniciativa do Movimento dos Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida Roma e tem o apoio da Fundação PT. A inspiração veio de um movimento que começou há cerca de 5 anos em Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra. Esta aldeia com cerca de 800 pessoas acordou um dia com uma das suas cabines transformadas em mini-biblioteca com cerca de 100 livros disponíveis. A iniciativa foi um sucesso e os habitantes fizeram fila para requisitar os livros disponíveis. Nós esperamos que o projeto seja um sucesso em Lisboa também e que esteja em operação por muito tempo!
Texto de LivePortugal



Transportes 
Comboio: Roma
Metro: Areeiro, Alameda
Autocarros: 708, 722, 727, 735, 756


Podem ler mais sobre este projecto nos seguintes links.

6 comentários:

  1. WOW,

    Nem consigo acompanhar tudo o que aqui publicas, mas grande ideia, duvido que tenha sucesso, mas faço votos que corra tudo bem :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu penso que seja um sucesso, mas nada que uma entrevista a "fonte" não divulgue ;)

      Eliminar
    2. Mais cedo ou mais tarde o vandalismo acabará por vir ao de cima, mas posso estar a ser pessimista :)

      Olha seria interessante ;)

      Eliminar
    3. Eu sou pessimista por natureza, mas neste aspecto eu prefiro ser pessimista além disso estás a falar de vandalismo só porque é em Lisboa!! xD

      Eliminar
  2. Já tinha topado com esta iniciativa. É boa, realmente é. E como eu já disse sou uma pessoa positiva até.. por isso espero que corra muito bem! Mas com o historial que temos de várias situações em espaço publico que não resistem tempo nenhum, não sei não.. É sempre bom saber que ainda há pessoas com boas ideias! :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só tenho a agradecer quem ainda se preocupa para seguir em frente com estas iniciativas :)

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑