[Notícia] Consegue ler um livro novo a cada duas semanas?


Enquanto na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro o comum dos mortais se empanturrava com 12 passas e pedia os habituais desejos de "saúde", "felicidade", "deixar de fumar" ou "fazer mais exercício", Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, traçava um plano modesto ao nível da concretização e ambicioso ao nível da escala: ler um livro novo a cada duas semanas.

O que o distingue? Zuckerberg quer companhia, mais precisamente 30 milhões de pessoas, e, para isso, criou o primeiro clube de leitura do Facebook: A Year of Books.

"As resoluções anteriores passaram por aprender mandarim [espreite o vídeo que prova que foi bem sucedido] e usar gravata todos os dias", escreveu Zuckerberg na sua página pessoal.
Mas este ano uma das resoluções é literária. "Os livros permitem explorar totalmente um tópico e fazem-nos mergulhar de forma mais profunda num tema do que a maioria dos meios de comunicação dos dias de hoje", conclui.

O objectivo está traçado na página oficial de A Year of Books:
Vamos ler um livro novo a cada duas semanas e discuti-lo aqui. As nossos livros irão enfatizar a aprendizagem de novas culturas, crenças, histórias e tecnologias. As sugestões para novos livros são sempre bem-vindas.

O primeiro exemplar escolhido foi O Fim do Poder de Moisés Naím, antigo ministro da Indústria e do Comércio da Venezuela e director executivo do Banco Mundial. Zuckerberg diz que o livro explora bem o modo como os indivíduos estão a conquistar o poder que tradicionalmente estava associado aos governos, aos militares e a outras organizações. 
Lançado em Portugal em Fevereiro de 2014 pela Gradiva, O Fim do Poder cobre as "mudanças em curso no mundo dos negócios, da religião, da educação, das famílias, com exemplos retirados de todas as áreas da actividade humana", de acordo com a editora.
Para Bill Clinton o livro de Naím "vai mudar a maneira como lê as notícias, a maneira como pensa na política e a maneira como olha para o mundo". Vamos esperar que o antigo Presidente dos Estados Unidos da América adira ao clube de leitura de Zuckerberg e deixe mais comentários. 
A página conta já com mais de 190 mil gostos.
***

Só tenho a dizer EXCELENTE e nem que seja por isto se tornar a nova "moda", ao menos que sirva para as pessoas começarem a ler, voltarem a ler ou aprenderem a gostar de ler ;)

12 comentários:

  1. Olá!

    Tudo o que tenha a ver com motivar as pessoas para a leitura acho fantástico!
    Está de parabéns pela inicitiva, visto se uma pessoa muito seguida no Facebook e bastante influente pode ser que ajude as pessoas a gostarem mais de ler!

    Apoiado!!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até estou para ver até onde isto vai chegar...

      Eliminar
  2. Ois,

    Bem cada dia que aqui venho fico a saber mais o que é muito bom sinal, já tinha visto no FB mas confesso que não lhe dei a devida atenção, iniciativa excelente sem duvida :)

    Mas vamos a ver se tem sucesso e pessoalmente talvez consiga ler dois livros por mês tem alturas :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Já houve alturas, quando andava na escola e lia os livros pequenos, tipo uma ventura e outros do género da biblioteca da escola que eram dois por dia! Depois quando comecei a usar a biblioteca municipal e já eram, vá, dois por semana... Passou a um por semana, até que agora se conseguir ler dois por mês já é bom, mas não me "sustenta" =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol sinceramente o que quero é ler bons livros, é tão mas tão chato ler livros maus e ainda por cima raramente desisto, mas tenho tido sorte ainda assim :)

      Ai 4 por mês é raro :D

      Eliminar
    2. Para mim o ideal são dois por semana. Dos bons!
      Eu este ano comecei mal, já vou no quinto que estou para largar, mas este vou fazer um esforço por acabar para não entrar em desespero e depois lá arrisco outra vez no primeiro que me aparecer à frente!
      De tanto escolher é que agarro nos que não devo...

      Eliminar
    3. Bem que mau começo e consegues deixar um livro para trás ? lol é castigo mas há muitos fatores que podem influenciar o não gostarmos do livro que estamos a ler, provavelmente noutro momento acabas por gostar ;)

      Eliminar
    4. Eu antes não deixava até ao fim fosse com fosse, mas agora consigo. Já houveram uns que foram uma tortura tão grande que me consegui desgarrar disso. Há uns que meti de lado e quando estiver mais virada para isso volto a agarrar, há outros que desisti mesmo, não vale a pena estar a torturar-me e a gastar tempo e sanidade que podia estar a usar noutro que valha a pena. Esses que eu não consigo ler vão directos para a biblioteca, faço logo uma doação, pois para mim não valeram, mas nunca sabemos para outros... :)

      Eliminar
  4. Olha não sabia disto e achei super bem! Grande Zuckerberg :b pelo menos dá que falar sobre o assunto, já é qualquer coisa. Agora o resto.. Eu por acaso nem sei a minha média, mas é um bocado fraquinho. Um livro novo a cada duas semanas, adorava mas não consigo! lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que convença as pessoas a visitarem as bibliotecas! :D

      Eliminar
    2. Sim. Alguma coisa há-de fazer. As vezes não se cumprem exactamente os objectivos mas se houver alguma mudança já é de valor! :)

      Eliminar
    3. Ao menos está a dar destaque aos livros e à leitura, já é muito bom! :D

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑