[Vamos ler um livro? - Opinião] Histórias da Minha Viagem no Comboio da Saúde | Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa | Lusodidacta

Formato: 14.5 x 21.0
Sinopse
É actualmente reconhecida a grande importância que têm os estilos de vida saudáveis no nível de saúde de uma população. O comportamento diário dos indivíduos é um dos aspectos que exerce influência de forma determinante sobre a sua saúde.
Sabe-se que os padrões alimentares, de exercício físico, de consumos, de exposição ao sol e de observação e vigilância do prórpio corpo, estabelecido desde a infância têm uma influência directa no desenvolvimento de muitas das doenças conhecidas, sendo a oncológica a de maior impacto. 
Por estas razões, a educação para a saúde nas crianças é considerada para a Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa uma área de grande interesse e uma preocupação de todos, uma vez que esta etapa de desenvolvimento representa uma época de aprendizagem e inicio de padrões que inflienciarão o comportamento adulto. Este livro que tem como objectivo a prevenção  de doenças oncológicas, contém um conjunto de histórias infantis escritas por enfermeiros que diariamente contactam com populações saudáveis e doentes, adultos e crianças. Nelas, são retratados alguns aspectos da vida diária das pessoas assim como a existência de situações pouco ou nada benéficas para a saúde e aborda de uma forma historial, situações de as prevenir.
As ilustrações que aparecem nas histórias representam a visão infantil sobre cada tema e foram desenhados por crianças em idade escolar. É para elas que este livro se dirige.
“Na Viagem do Comboio da Saíde, oito enfermeiros escrevem histórias infantis dirigidas a todos os meninos e meninas em idade pré-escolar e do ensino básico sobre temas importantes da prevenção, hábitos de vida saudáveis e a “desmitificação” da comunicação com os Profissionais.
São histórias para serem lidas pelos meninos e contadas pelos pais que se interessam pela Educação para a Saúde dos seus filhos.Percorrer as histórias deste “Comboio” é aprender a promover a saúde e bem-estar de cada um.”

Não sei se as crianças sabem o que quer dizer, por exemplo, "lides", "pontificou-se" entre outras, portanto é um livro excelente para ser lido pelos pais aos seus filhos, para que eles possam explicar estas coisas e assim as crianças ficam logo a saber.
Também um adulto poderá dar o seu ponto de vista sobre o assunto e debatê-lo com a criança.

São histórias essencialmente para ensinar como prevenir vários tipos de cancro, de estômago, de pele, pulmões, etc, mas contados em forma de contos e não de uma forma assustadora ou complicada.

"...devem evitar sol em excesso, proteger-se à sombra das árvores ou dos telheiros nas horas em que o sol está mais forte, usar produtos para proteger a pele, beber muita água e comer alimentos saudáveis, como a fruta e os legumes." - Pág. 17

"Os meus pais dizem que se continuar a comer tantas guloseimas e se não fizer exercício ainda fico doente." - Pág. 43


"Devemos ir ao médico se nos sentirmos mal, para que ele descubra se nós estamos doentes. Devemos também continuar a fazer tudo para nos proteger e ainda aceitar a ajuda dos médicos e enfermeiros." - Pág. 47

"Infelizmente cada vez mais pessoas bebem bebidas alcoólicas e fumam tabaco e outras drogas.... Só não sabia que se evitássemos isso estávamos a proteger o nosso corpo do cancro." - Pág. 48

Acho um livro inspirador, para qualquer pessoa e criança, mas também para os doentes oncológicos dos hospitais, um livro que deveria de estar em todos os hospitais, em todas as bibliotecas para que todos pudessem ter acesso, a todos os enfermeiros pois ensina a explicar as coisas de uma forma carinhosa, elucidativa e esperançosa.

2 comentários:

  1. Olá!

    Gostei muito da tua opinião. Este livro parece muito interessante.
    Vou ficar de olho nele :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bastante interessante e diferente, acho-o muito útil e devia de haver um em todos os hospitais...

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑