[Apresentação da...] Biblioteca Municipal José Baptista Martins | Vila Velha de Ródão

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, (também conhecida como Biblioteca Municipal de Ródão) entre dezenas de bibliotecas para as quais enviei pedidos de entrevistas foi das primeiras a responder ao email e a primeira a responder efectivamente à dita entrevista (a qual ovos digo já, adorei fazer e ainda mais de ler!) e a qual irei partilhar convosco a seguir.

Enquanto pesquisava detalhes da biblioteca fiquei agradavelmente surpreendida com a incrível variedade de actividades que oferecem e até têm uma revista digital (pdf) muitíssimo estética, interessante, informativa e culta!
Que podem consultar aqui, clicam no separador que diz Revista da BMJBM e aparece os pdfs/revistas que já saíram até agora para poderem consultar, gratuitamente!
Aberta ao público apenas em Setembro de 2008, a Biblioteca Municipal José Baptista Martins, equipamento que integra a Rede de Leitura Pública, é já classificada pelos seus utilizadores como um serviço público de grande dinâmica e reconhecida qualidade. A afluência de público é elevada e a utilização dos seus recursos faz-se não só no edifício mas também em lares de terceira idade, centros de dia, associações e noutros espaços culturais e de recreio (em 2011 mais de 15 mil pessoas recorreram aos serviços da BMJBM).

Os seus fundos são anualmente enriquecidos com mais de um milhar de novos documentos, o que contribui para o elevado número de empréstimos. O edifício dispõe de salas de leitura infantil e de adultos com 13 computadores com acesso gratuito à Internet, rede wireless e equipamentos para visionamento de filmes e audição de música; sala do conto; sala polivalente e uma bem equipada área de serviços.


Consulte aqui o Guia do Utilizador.


O seu programa anual de actividades inclui feiras do livro e de jogos didácticos, troca de livros, palestras, visitas de escritores para apresentação de livros ou dinamização de ateliês, apresentação de espectáculos de teatro infantil ou filmes produzidos pelo Grupo de Dramatização da BMJBM, ateliês de Verão no âmbito do programa ATL, entre muitas outras acções. A Biblioteca Municipal dinamiza ainda um Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida, que dá a oportunidade a pessoas de todas as idades de aprenderem informática, fotografia, ioga, etc., através de acções continuadas ou de workshops de um ou dois dias.



Em 2011 foi também dinamizado o projecto “Correio Poético” que consistiu no envio de poesia, mensalmente, a pessoas de todas as idades, de forma gratuita, através dos CTT, de email ou de SMS. Finalmente, integra o Plano de Actividades da Biblioteca Municipal a dinamização do projecto “Vidas e Memórias de uma Comunidade”, cabendo-lhe constituir a equipa que participa activamente na concretização do projecto, assegurar a formação necessária, disponibilizar equipamentos e espaços para a sua concretização, estabelecer parcerias e elaborar a candidatura ao programa PRODER.

[Podem ler a notícia completa na revista digital da biblioteca aqui.]

Ler jornais e revistas gratuitamente
Na Biblioteca Municipal são disponibilizados diariamente, a todos os interessados, jornais e revistas para leitura presencial.

Revistas para empréstimo domiciliário
Habitualmente as revistas têm, numa biblioteca, um tempo de vida relativamente curto. Com a chegada de uma nova edição, a anterior é arrumada ou eliminada. Na BMJBM, percebendo-se que muitas pessoas não têm disponibilidade para vir à biblioteca ler os periódicos, está a dar-se uma segunda vida às revistas, oferecendo aos leitores mais ocupados, ou com dificuldades de deslocação, a possibilidade de requisitarem para leitura domiciliária as revistas desatualizadas. Eles agradecem!


Zona de Adolescentes
Não está previsto no modelo de bibliotecas públicas de pequena dimensão um espaço para utilizadores adolescentes. Como estes já não gostam de frequentar a zona infantil e muitas vezes acabam por perturbar a desejável quietude da sala de adultos, foi criada na BMJBM uma zona para jovens, com computadores, TV e vídeo, caixa de BD e expositor de livros


Zona de leitura panorâmica
Aproveitando o facto de toda a biblioteca ter uma privilegiada vista sobre o rio Tejo, foi criada, com mobiliário adequado, uma zona de leitura com a paisagem em fundo, que pode ser utilizada para ler, visionar filmes em leitores de DVD portáteis ou, simplesmente, conversar.


Irei dar-vos a conhecer muito mais sobre esta fantástica biblioteca na entrevista que irei publicar em seguida sobre a mesma.

Entretanto, para os moradores/visitantes, aqui ficam os Contactos e horários:
Rua de Santana s/n
6030-230   Vila Velha de Ródão
Tel.: 272 540 308 / 272 540 300
E-mail: biblioteca@cm-vvrodao.pt
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecamunicipalrodao

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑