[Tutorial] Como partilhar publicações de blogs no vosso mural de facebook, para passatempos


Como este blog engloba cultura e ensinamento, irei criar umas publicações com tutoriais passo-a-passo sobre algumas coisas úteis que vos pode fazer jeito e que gostem de aprender, além de vos ir ensinando sobre doações a bibliotecas e outras instituições onde as pessoas podem consultar/requisitar livros, quero também partilhar convosco outros conhecimentos.

Neste caso hoje irei ensinar como podem fazer uma partilha pública no vosso mural para poderem participar em passatempos. Já fiz alguns passatempos, conheço pessoas que os fazem e uma das maiores falhas por parte de quem participa e assim fica logo desqualificado é mesmo a parte de não saberem partilhar o passatempo e dar o link correcto da partilha.
Assim desta forma dou oportunidade a toda a gente de saber e não desistirem de tentar só por não saberem como se faz uma partilha pública no vosso mural do facebook, um requisito pedido em quase todos os passatempos da internet.

No entanto quem faz o passatempo precisa de uma prova de como vocês fizeram essa mesma partilha e é isso que vos vou ensinar:

Publicar em modo público:
Normalmente, no final de cada publicação/artigo/post (é tudo o mesmo, basicamente é o texto que o autor escreveu e publicou no blog) nos blogs há um rectângulo no final do texto com a data, o nome do autor do blog, horas, etc, como podem ver, por exemplo, na imagem abaixo:


Clicam no ícone do facebook desse rectângulo e aparece-vos uma janela em que logo em cima tem escrito em fundo azul Partilha no facebook...
Depois só têm de ver se está tudo bem seleccionado para fazerem a partilha correctamente: "Na tua própria cronologia" - modo: "Público" - e finalmente "Partilhar ligação".


E esta parte fica assim completa, fica partilhado no vosso mural.
Se quiserem escrever alguma coisa na caixa de texto, onde está escrito a cinza claro "Diz algo sobre isto" podem escrever, e depois sim, partilharem a ligação. Na maior parte das vezes não é preciso escrever nada, só escreve quem quer, mas há alguns passatempos que pedem "na partilha identifiquem x de amigos", podem fazê-lo nessa caixa, as pessoas que identificarem ficam lá e recebem a notificação de que foram identificadas. Depois clicam em partilhar ligação.

Caso visitem algum blog que não tenha o tal rectângulo com o link directo para o facebook, ou qualquer outro ícone que diga partilhar no facebook, há outra forma de partilhar:
Cliquem no título da publicação que vos interessa partilhar:


Depois de clicarem vai aparecer na vossa barra de endereços um link dessa mesma publicação
Há quem se engane e partilha o link do blog e não do artigo que importa, no caso de passatempos será o link directo que vai ter ao passatempo, e por isso são desqualificadas. Cada link é único e é um meio directo para ir a um assunto, publicação especifica.
Como poderão ver, normalmente nesses links até aparece algumas das frases do título da publicação que vocês querem, neste caso podem ver no link: projecto-de-luta-contra-pobreza, que é como se inicia o título da publicação em que cliquei.
Certifiquem-se de que clicaram no sitio certo e copiaram o link certo.


Então seleccionam esse link TODO (um truque, cliquem em F6 e fica tudo logo seleccionado de uma vez) e façam COPIAR (ou ctrl+c)
E depois COLEM esse mesmo link no vosso mural do facebook:


Vejam se está em "público" e façam PUBLICAR.
Mal fique gravado no vosso mural, aparece: "- o vosso nome -  partilhou uma ligação" e por baixo a hora/data em que fizeram a partilha. Se forem muito rápidos a partilhar, aparece:


Se não, aparece à quanto tempo fizeram a partilha. 



E confirmam através do símbolo do "planeta" ao lado direito da data que a publicação foi partilhada que está em modo público (o facto de aparecer esse "planeta" significa que toda a gente, mesmo que não seja do vosso grupo de amigos ou conhecidos poderá ver essa publicação no vosso mural).
Mas o importante aqui é mesmo clicar nessas letras cinzentas claras que dizem o tempo/horas/data em que a publicação foi partilhada. Cliquem em cima da hora/data.


 Clicando nessas letras, vai abrir-vos essa vossa partilha numa página em que a partilha vai aparecer sozinha, sem estar misturada com tudo o resto no mural, e com um link próprio só para ela, um link, na vossa barra de endereço onde quem clicar nele vai ter acesso directo à vossa partilha:


Se clicarem aqui vão ter directamente a esta partilha que fiz e que vos mostro na imagem de cima para servir de exemplo, e podem ver a que me refiro quando digo que desta forma as vossas partilhas ganham um link próprio, um link só para a vossa partilha e que é esse link que é aceite para os passatempos. Vocês seleccionam o link todo (F6) E COPIAM esse link da vossa partilha no formulário ou onde vos seja pedido o "link de partilha".

E pronto! Como fiz passo-a-passo para quem não sabe mesmo NADA pode parecer complicado, mas não é, é fácil e depois de fazer a primeira é rápido e instintivo.

Espero que tenham gostado e este tutorial vos seja útil ;)
Não se esqueçam de que os vossos comentários enriquecem os blogs, ler os comentários dos leitores é o que motiva o autor do blog a escrever. Não pensem que não têm nada de jeito para dizer ou que ninguém quer saber se comentam ou não, não é verdade. Pelo menos para a grande maioria dos bloggers que eu conheço, eu incluída (eu então ADORO receber comentários, deixa-me muito feliz e motivada) o que mais gostamos é receber comentários dos nossos leitores e lhes responder! :)

Querem que vos ensine a identificar pessoas no facebook, para elas receberem a notificação de que foram identificadas, num outro post como este?
Gostaram deste? Foi útil? Aprenderam algo?

4 comentários:

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑