[Cultura] Lenda do Galo de Barcelos

É uma das mais famosas lendas de Portugal e a sua origem remonta há muitos séculos. Deu origem a toda uma cultura popular. Lenda do Galo de Barcelos.
A lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado.

Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito.
As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa. Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos.
O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: - "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem". O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou.
Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

3 comentários:

  1. Muito interessante esta lenda. Obrigado por a ter partilhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso esta eu não conhecia e já fui a Barcelos mais vezes das que consigo contar, e eu que gosto destas coisas nunca me lembrei de investigar.
      Poderá ver todas as outras que já publiquei anteriormente aqui:
      http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/search/label/lendas
      E tenho já umas quantas prontas ir publicando futuramente :)

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑