Crónicas biblioterapêuticas: Doar livros... O desapego... A questão... E como este projecto/blog nasceu...


contei anteriormente o motivo pelo qual eu, "apenas" uma pessoa, sem nenhuma ligação directa a bibliotecas, a governos seja a que instituição for, só eu, sozinha, criei este projecto/blog.

Resumindo, para quem não leu:
Este blog nasceu numa altura em que eu estava a passar mesmo muito mal, a todos os níveis da vida de uma pessoa! Despedida, doente, problemas familiares, amorosos, financeiros, tudo!E foi ao entrar na biblioteca, nem era suposto lá ter entrado, não era suposto ter sequer passado por aquela zona, não era suposto me ter apetecido passar os olhos, lentamente por todas as lombadas dos livros dispostos nada naquele dia era suposto mas aconteceu. 
E vi um livro de uma autora que eu já tinha lido à muitos anos e por algum motivo peguei naquele livro. Não foi pelo livro, nem pelo título, nem por nada. Simplesmente aconteceu. Li a sinopse e requisitei-o quase apaticamente, pois eu não andava a ler nem andava com vontade nenhuma para tal. Logo na primeira página fiquei completamente agarrada ao livro e nem dormi nem comi até o acabar de ler. E despertei para a vida e voltei, mais uma vez, a erguer-me, a levantar e a lutar e aqui estou hoje com este blog, este projecto e esta "luta" em homenagem às bibliotecas, aos livros e a quem doa livros.Já agora, para quem ficou com curiosidade, o livro foi este. 
Se soubesse essa senhora que doou o livro (sei que era uma senhora pois tinha o nome de uma senhora no carimbo no livro  "doado por") o que me ajudou naquele dia... E eu decidi que tinha de retribuir.Antes também me custava despegar dos livros. Mas agora é um orgulho vê-los expostos na biblioteca a saber que são requisitados.

Já umas quantas pessoas me disseram: "Eu acho a iniciativa fantástica, requisito muitos livros na biblioteca, mas não consigo doar os meus, mesmo aqueles que já li e não quero ler ou nunca li nem penso ler...".

Eu também era assim. Tinha de os ter nem que fosse só por estarem ali, a fazer-me companhia. As primeiras vezes, depois de ter criado esta iniciativa, de pensar ao longo dos anos o agradecida que me sentia por ter tido sempre uma biblioteca onde me refugiar, até quando me tratavam mal na escola, era na biblioteca onde me refugiava. Era na biblioteca onde eu ficava para não ir para casa e ficar sozinha até os meus pais chegarem, tarde a casa e também eram as bibliotecas que me davam a oportunidade de ler livros, pois não havia dinheiro para os comprar.

E depois de ler aquele livro doado que me fez "acordar para a vida" pensei no fundo do coração, olhando para os meus livros, tantos que já tinha lido e não ia voltar a ler ou que comprei por impulso e já não fazem o meu género: "Eu posso ter aqui algum que possa fazer a diferença, de alguma forma, na vida de alguém...".


É verdade. Custou-me a primeira vez que doei livros. O primeiro que doei foi este aqui.
Depois de receber a mensagem de agradecimento por parte da biblioteca, ainda mais motivada fiquei para doar mais vezes! E assim começou e aqui estou hoje.

E agora é um prazer enorme, chego a trocar coisas que tenho em casa (roupas, itens para a casa, coisas de cozinha, etc, etc) por livros para doar a bibliotecas e um orgulho enorme quando entro na biblioteca ou bibliotecas a que já doei livros e vejo os livros que doei lá expostos, ou e dizem que estão a ser requisitados.
É um orgulho e estou sempre a tentar arranjar mais livros para poder doar, pelo prazer e alegria que me dá.

Além de que a maior parte dos livros que eu requisito da biblioteca são livros doados e se não houvesse quem os doasse, não tinha como os poder ler. Ainda mais na crise em que estamos, comprar um livro é considerado cada vez mais um luxo e muita gente para ter de comer não pode comprar livros, mas também é um sofrimento se verem privados de ler e é ai que as bibliotecas entram na nossa vida, para nos auxiliar e ainda mais as pessoas que doam livros às mesmas...

E vocês? Sabiam que se pode doar livros às bibliotecas?
Já alguma vez requisitaram um livro doado? (Esses livros costumam ter um carimbo a dizer "doado por" ou algo semelhante nas primeiras páginas em branco)
Já alguma vez doaram livros? Como foi a experiência?

Comentários

  1. Na verdade, nunca tinha pensado em doar livros a bibliotecas até começares este projecto. Era um assunto que nunca tinha despertado a minha atenção.
    Depois tenho uma relação muito protectora com os meus livros e é raro acontecer ter livros que não gosto e que não penso voltar a ler. Talvez por isso nunca tenha pensado em doar livros.
    No entanto, nos últimos meses tenho pensado seriamente em começar a fazê-lo e já tenho alguns livros que tenho a intenção de doar a uma biblioteca.
    Sinceramente, acho que este teu projecto vale MUITO a pena e pode, sim, fazer a diferença na vida das pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os livros que doares podes ter a certeza que vão fazer a diferença na vida de outras :) Este é um ciclo muito bom, desta forma, neste aspecto (partilhar livros, histórias, lições), interligamos-nos todos de uma forma fascinante...
      Os livros! (E filmes, e cds, e jogos, .... e tudo o que as bibliotecas têm para oferecer).
      Só tenho pena de a minha não fazer actividades com outras fazem, workshops gratuitos, montes de actividades para todos os públicos (especialmente para adultos o que mais fazem é exposições e apresentações de livros...), já conheci bibliotecas que têm um impacto incrível na vida das pessoas e outras..........

      Mas lá está. Vai de duas partes - De quem lá trabalha e quem a frequenta.
      Até vou ver na minha se têm algum livro ou folheto de sugestões pois tenho várias sugestões a propor visto que só o falar, na minha, não tem tido muito impacto. O que é irónico. Ter biblioteca que só visitei uma vez ou nem nunca lá sequer meti os pés, conheci através de fotos e conversas telefónicas que dão mais valor e apreço ao que eu faço, do que a da minha "cidade adoptiva"... Há outras pessoas ou bloggers ou quem quer que seja que não tem nada a ver com bibliotecas nem tem nada que as homenageiem nem nunca doou um livro na vida e tem bibliotecas que têm tudo... Mas pronto...

      Eliminar
  2. A marcar a diferença na vida das pessoas,rolam-me as lágrimas de emoção,após o que li.Bem hajas Liliana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Tina, visite "desenterrar" uma rubrica que eu estava já há uma semana a pensar "desenterrar", até mudar de nome e tudo (e já arranjei outro nome), pois sinto uma enorme saudade de escrever estas minhas crónicas pessoais! :D

      Eliminar
  3. Há pequenas coisas que têm o condão de mudar a vida das pessoas. Que existam muitas pequenas coisas que mudem a nossa vida e a dos outros para melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quantas vezes as pessoas se limitam a não fazer nada, a pensar: "ah, isso não vai fazer diferença...", faz sempre... é nas pequenas coisas que está a diferença, a mudança...

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑