[Visita à...] Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos


20 de Novembro de 2015


Esta visita foi fantástica, estava um dia fantástico e foi um dia muito divertido, aprendi imenso, adorei conhecer Figueiró, os alguns dos seus habitantes e a biblioteca, que é lindíssima! Mal entrei senti-me imediatamente em "casa", fui muito bem acolhida, fui apresentada a toda a gente e tudo me foi explicado e mostrado com muita atenção e cuidado.







Podem ver a apresentação que fiz da biblioteca aqui.
E a entrevista aqui.

Célia Lopes é a personificação do que é uma bibliotecária não só de título, mas de coração. Preocupa-se REALMENTE com a biblioteca,  com os seus utilizadores e em fazer um excelente trabalho! Foi muito querida, muito amiga e muito paciente comigo, que perguntava tudo e mais alguma coisa! =P

Uma das maiores necessidades desta biblioteca, além do costume da grande maioria - novidades literárias é especialmente:

 Dvds/filmes infantis, desenhos animados.
 Livros infantis, crianças, infanto-juvenis, adolescentes.
 Livros tipo passo-a-passo de artesanato, costura, bordados, croché, artes, hobbies, etc
 Livros de auto-ajuda
 Livros de poesia
 Livros de receitas (de preferência com imagens!)
 Jogos playstation para os utilizadores poderem requisitar (à data da minha visita aquele que eu doei era o único que tinham)
 Jogos de computador
  Pequenos livros (bolso, pequeno formato e contos) Harlequin, contos Nora Roberts entre outros do género

❥❥❥❥❥❥❥❥❥❥❥
As minhas doações:






Como podem ver, juntei de tudo um pouco do que mais falta a biblioteca tem e claro, antes de doar consultei o catálogo a ver se já tinham alguns destes títulos. Não tinham. Mas agora já têm :)
❥❥❥❥❥❥❥❥❥❥❥

Uma das coisas que mais gostei é que só se o livro não tiver absolutamente salvação nenhuma é que não é aproveitado. Caso contrário é raríssimo livros nesta biblioteca irem para abate. O mais frequente é os livros que já chegaram ao fim da sua vida ganharem uma nova, em forma de arte!







Havia coisas feitas de tal maneira que eu tive mesmo de tocar a ver se eram mesmo livros! E eram!!

Nesta biblioteca fazem assim: Os livros são requisitados, mas quando são devolvidos, em vez de irem para a estante vão para este espaço, junto ao balcão de atendimento:


Assim, quem lá vai requisitar pode ver quais foram os últimos livros a serem requisitados e ver se algum lhe interessa para requisitar! Basicamente um balcão com os "mais requisitados" durante x tempo. Deu-me para conhecer os gostos dos utilizadores da biblioteca e dar-me ideias de mais livros dentro dos géneros para futuras doações.

Entrando na biblioteca, andar de cima:
Novidades e sugestões




Organização excelente! Podem doar revistas do género de culinária, cães e companhia, cultura e outras que não sejam de actualidade, moda, etc e não se desactualizem com facilidade.


"Ao contrário da maioria das bibliotecas portuguesas, os documentos na nossa Biblioteca não estão arrumados com base na CDU (Classificação Decimal Universal). Numa lógica de aproximação ao público a Biblioteca adotou em todas as salas uma classificação por áreas temáticas e centros de interesse, à semelhança do que sucede nas grandes livrarias."

O tipo de livros mais requisitados nesta biblioteca, são estes livros estilo: Harlequin, contos Nora Roberts entre outros do género. Pequenos romances de leitura fácil e estimulo à leitura. Começam com estes fáceis de ler e depois passam para os outros. Esta biblioteca tem grande necessidade deste tipo de livros.







Tem um espacinho especial dedicado à poesia, têm clubes e actividades relacionadas com poesia e é um dos géneros que mais faz falta, especialmente livros novos, raros, originais e/ou em melhor estado de conservação.


Este tapete foi feito por utilizadores da biblioteca, numa das suas actividades de artes, e como já repararam e vão ver ainda mais toda a biblioteca está rodeada e enfeitada de arte e peças feita pelos seus utilizadores, desde os mais miúdos a graúdos.

Vamos descer...


Adorei o facto de ter uma sala à parte apenas para os mais pequenos. Muito querida, colorida e acolhedora.




Aqui nota-se a necessidade de dvds/filmes de animação e infantis para as crianças poderem requisitar, ou como acontece quando não têm aulas à tarde, juntarem-se na biblioteca e lá verem os filmes no espaço "Hora do conto", que é uma espécie de mini-anfiteatro, com assentos de madeira em semi-circulo.



Como a foto que eu tirei aos assentos ficou de tal forma desfocada que mais parece um borrão, vou colocar esta que usei para ilustrar a entrevista para vocês verem como as crianças se juntam para ver os filmes na biblioteca.




Tem outra salinha à parte, multimédia, excelente! Em termos de filmes para adultos estão, felizmente, bem servidos, sendo que as novidades e os exemplares de que ainda não têm nenhuma cópia são sempre bem-vindas, mas especialmente filmes para crianças, juvenis, adolescentes ser o que mais faz falta de momento. 







Mais arte feita pelos utilizadores da biblioteca e a salinha onde fazem, quando não fazem no expaço exterior.




A biblioteca está "encostada"/faz parte de um antigo convento, o qual não me foi confirmado nem desmentido se está ou não, assombrado, como eu claro, não perdi oportunidade de questionar. De qualquer das formas apenas umas quatro ou cinco fotos das mais de 100 que eu tirei saíram estranhamento desfocadas em certos pontos. Ou há uma explicação "assombrosa" ou foi por eu estar a andar, a falar e a tirar fotos ao mesmo tempo! =P




Quem tiver interessado em fazer algum tipo de doação, pode fazê-lo indo lá pessoalmente ou então enviando pelo correio (se for apenas livros, podem usar a taxa ctt editorial):

Morada:
Rua dos Bombeiros Voluntários
3260-419 Figueiró dos Vinhos

Contactos:
Tel: 236 559 230
geral@bmfigueirodosvinhos.com.pt

Horário:
2.ª FEIRA A 6.ª FEIRA: 10h00 - 18h00
SÁBADO: 9h30 - 13h00

E por aqui termina a visita à Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos. O que acharam? Quem já lá foi? Quem ficou com vontade de a ir visitar?

2 comentários:

  1. Não conheço este espaço mas, pelas imagens a e descrição feita está realmente muito bem organizado.
    Obrigada por partilhar!

    ResponderEliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑