Opinião Filme: Hook

Título original: Hook | De: Steven Spielberg | Com: Dustin Hoffman, Julia Roberts, Robin Williams | 
Aventura, Fantasia | EUA, 1991, 144 min
SINOPSE: Longe de ser o jovem mágico e voador de outrora, Peter Pan cresceu no mundo dos humanos e é agora um contabilista com medo das alturas e sem memória do seu passado na Terra do Nunca. Quando os seus filhos são raptados pelo Capitão Gancho, Pan terá de enfrentar os seus medos e redescobrir a eterna criança que um dia foi.

Este é um filme muito querido para mim.
Um dos filmes que vou marcar como: "Filme de companhia".

Tenho certos filmes que, quando não está a dar nada de jeito na televisão ou simplesmente não me está a apetecer ver nada de especial, meto estes filmes a dar na televisão como som de fundo para quando estou a ler ou no computador, para me fazerem "companhia". No entanto este é daqueles filmes que consigo ver e rever centenas de vezes sem nunca me cansar. Além deste vou comentar outros que são os meus "filmes de companhia", que não só me fazem companhia, como os consigo ver sem me cansar, por isso se voltarem a ver esta expressão, já sabem a que se deve.

Nunca fui fã, sinceramente, da história do Peter Pan. Havia outros desenhos animados no meu tempo dos quais gostava mais. No entanto este filme eu vi devido ao facto de um dos meus actores preferidos de sempre, Robin Williams, fazer de personagem principal. É fascinante a forma como ele conseguiu dar nova vida ao já "gasto" Peter Pan, como ele fez lhe justiça e até, a meu ver, melhorou a personagem Peter Pan.

Ele era um artista. Nota-se mesmo a transformação de personalidade nele durante o filmem de homem viciado em trabalho, com medo de alturas, sem paciência para brincadeiras e fantasias para o famoso Peter Pan que ele era. Até nos seus olhos, olhos que sempre adorei por serem tão expressivos, no entanto sempre tão tristes e melancólicos, como os meus próprios, nota-se até no seu olhar, quem vir o filme com atenção de como são como homem de negócios e como se tornam, como brilham, quando ele se lembra que é o Peter Pan. É incrível.


A história está muito bem elaborada, original, diferente e imprevisível, um filme para todas as idades e ideal para ver em família, com amigos, ou como é no meu caso, para fazer companhia quando preciso de som de fundo ou mesmo me apetece ver, por nostalgia.

Este filme ensina-nos o que é importante na vida, que quanto mais crescemos e mais responsabilidades temos, começamos a viver para certas coisas, em vez de vivermos para nós mesmos, para os nossos amigos e familiares, para aquilo que realmente é importante, nos "dispersamos" e perdemos a nossa essência. Eu já vivi assim.... Vezes demais.... Esquecer-me da minha essência... E até deixar que ma apagassem...

Este é daqueles filmes que tanto dão para crianças como para adultos, pois é divertido, tem aventura, fantasia e tudo mais que as crianças apreciam, mas também tem drama, ensinamentos e profundidade suficiente para captar o interesse dos adultos.

TRAILER

Um filme que me faz pensar no que é importante, em quem eu sou, naquilo em que eu acredito, a ter coragem e esperança e a não levar a vida tão a sério, tornando-me numa sombra, ir vivendo em vez de viver...

Comentários

  1. A última vez que vi esse filme foi há tanto tempo que já nem me lembro dos motivos que me fizeram gostar dele. Ficou só a boa impressão. Mas depois de te ler, fiquei com vontade de rever e matar saudades dum dos mais brilhantes actores de Hollywood! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te acontecer como a mim, vais encontrar mais impacto e significado agora como adulta e mais vivida a ver este filme, do que quando éramos mais novas.

      Eliminar
  2. Faz muito, muito tempo que vi este filme. Não devemos esquecer a criança que há em nós.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑