[Apresentação] Editora Rh


Editora especializada em gestão de recursos humanos.
Em 1999, Augusto Lobato Neves e João Pedro Barata desenharam aquele que seria o projeto de uma das mais prestigiadas editoras especializadas em Portugal.Com o lançamento da primeira obra, Avaliação do Desempenho, da autoria de António Caetano, estava selado que este projeto era o caminho para a dignificação da área de RH, a qual, inicialmente denominada de Gestão de Recursos Humanos, assume, cada vez mais, o cerne da Gestão do Capital Humano no Século XXI. Hoje, à semelhança do passado, a Editora RH orgulha-se de dar passos que contribuem para a leitura, o debate, a aprendizagem e a circulação do saber, das ideias e das opiniões dentro do universo que lhe é mais caro, o universo das pessoas.
Este é o nosso projeto, fazer das pessoas o conteúdo editorial.
Augusto Lobato Neves
Editor

Mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e licenciado em Psicologia (Área de Psicologia Social e das Organizações), pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Possui vasta formação complementar, designadamente em Comunicação Social, Empreendedorismo (Universidade Nova de Lisboa), Gestão de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional e Competências Empresariais. Tem experiência profissional diversificada, tendo sido quadro superior da TAP Portugal durante mais de 30 anos, no departamento de Recursos Humanos. Foi docente do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing e assistente convidado do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Atualmente colabora em MBA executivo da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Autónoma de Lisboa e em pós-graduação da Escola da Cruz Vermelha Portuguesa. É autor de 2 livros e vários artigos em revistas especializadas. Fundador da RH Magazine, foi diretor executivo durante 5 anos. É sócio-gerente da Editora RH. 

Ana Duarte Monteiro
Coordenadora editorial

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas − variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou a sua experiência profissional desempenhando trabalhos na área da revisão e edição de texto, não descurando pontuais trabalhos de tradução como voluntária. Possui formação complementar, tendo frequentado os cursos de Técnicas Avançadas de Leitura Eficaz e Revisão e Preparação do Original. Foi coordenadora editorial da RH Magazine até junho de 2014 a par da coordenação editorial da Editora RH, atividade que mantém.



Algumas das obras editadas:
Para a sociedade atual, designadamente para as organizações e as famílias, a interface entre o trabalho e família reveste-se de uma enorme importância, não só porque o equilíbrio entre estas duas esferas da vida das pessoas afeta os seus níveis de bem-estar, as suas atitudes e os seus comportamentos, mas também porque este equilíbrio está dependente, pelo menos em parte, de diferentes características do contexto familiar e do contexto organizacional. A ideia central consiste em considerar que cada trabalhador desempenha dois papéis cruciais na sua vida, o familiar e o profissional, e a vivência de cada um deles não acontece de forma isolada. Com este livro temos como principais objetivos: explicitar os vários constructos implicados nesta interface, integrando-os nos respetivos referenciais teóricos por forma a clarificar a sua diferenciação, mas também a sua interrelação ou interdependência e dar a conhecer a tradução, adaptação e validação para o contexto Português de algumas das medidas internacionais mais utilizadas na área.

Este livro é dirigido a todos os interessados pela gestão de recursos humanos. A presente obra surge, assim, com o objetivo de reunir, analisar, organizar e estruturar, num só texto, de forma sucinta e articulada, o que de mais relevante existe sobre as práticas de recursos humanos nas organizações. Destinando-se a contribuir para a melhoria dos conhecimentos sobre esta área, procurou-se elaborar um texto em linguagem simples e acessível, com o desenvolvimento dos seguintes temas: Recrutamento; Seleção; Contrato de trabalho; Acolhimento; Integração.

Com base em case studies, o livro Psicologia para Não Psicólogos tem como primeiro objetivo o autodesenvolvimento, procurando promover a reflexão e o aperfeiçoamento das competências pessoais do leitor. Como segundo objetivo, este livro visa o heterodesenvolvimento − através da mudança efetiva de hábitos, rotinas e comportamentos das suas pessoas, nos mais variados contextos laborais (e.g., empresas, instituições e organismos públicos, escolas, organizações de saúde, organizações sem fins lucrativos). Pretende-se, assim, proporcionar os conhecimentos e as ferramentas fundamentais de gestão de pessoas e mudança de comportamentos, sem que o leitor sinta a necessidade de obter um grau académico em psicologia!

Nos últimos anos, a gestão de pessoas tem vindo a ganhar visibilidade no meio empresarial. Todavia, nas PME o conceito é praticamente inexistente. Conscientes desta realidade, com a presente publicação os autores procuram dar um contributo para uma melhor definição do conceito, apresentar algumas estratégias para apoiar os intervenientes na gestão de pessoas das PME, por forma a melhor gerir o capital humano e, deste modo, poder identificá-lo como uma vantagem competitiva da empresa face aos concorrentes, bem como dar um novo fôlego à gestão de pessoas nas PME no meio académico, contribuindo para o despoletar de novas abordagens concetuais que consolidem e estruturem o conhecimento já existente.



A minha opinião pessoal
Considero os livros desta editora excelentes para quem estuda ou trabalha na área de recursos humanos, psicologia, para as empresas, mas também para qualquer pessoa, como eu, que mesmo não trabalhando nem de momento estudando estas áreas, tem interesse nas mesmas, para a sua própria valorização pessoal e porque qualquer trabalhador e até mesmo pessoas há procura de emprego, seja o primeiro emprego ou desempregados, são auxiliares excelentes para a procura de emprego, pois quanto mais soubermos sobre o que nos espera, no emprego ou entrevistas (e até dia-a-dia), menos nervosos ou stressados ficamos. Pois psicologicamente falando, só temos medo daquilo que desconhecemos... Quanto mais informação obtemos sobre determinado assunto, mais preparados estamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑