[Desabafos de uma apaixonada por livros] Mudança de hábitos alimentares e livros que me auxiliam!

E a saga começa...
Lembram-se de vos ter dito neste post de que me sentia mesmo motivada para começar a mudar os meus hábitos de alimentação, que já o tento fazer à anos, e apesar de começar, mas perco sempre a motivação... A falta de boa informação e variedade de receitas também não ajuda. Fui adquirindo ao longo dos anos diversos livros sobre dietas e alimentação. Estes são alguns livros de dietas que comprei e li, tentei seguir, mas enquanto uns me ajudaram a mudar algumas coisas nos meus hábitos alimentares, e me ensinaram algumas coisas, precisamos mesmo primeiro de ser orientados por uma profissional e depois nos servirmos dos livros como auxiliares. Sozinhos podemos mudar algumas coisas, mas com orientação ganhamos o resto das ferramentas essenciais para seguir, continuar, atingir os nossos objectivos e não ser apenas uma "dieta", mas passar a ser um estilo de vida.

Existe mesmo muitos livros de dietas, cada uma completamente diferente da outra. Enquanto uns dizem para fazermos de determinada forma, outros dizem para fazermos precisamente o oposto. 
Alguns exemplos de livros de dietas que li:

Destes os que mais gostei e vão continuar na minha estante, por serem muito simples, práticos e ilustrativos são:
- Dieta Sim! 
- Plano de 4 semanas para caber no seu biquini
Em breve irei dar a opinião de cada um deles.

Tem de se ter muito cuidado com as dietas que se fazem e se segue, pois uma dieta que funciona com uma pessoa, pode não servir para outra. Fui ontem pela primeira vez na minha vida a uma consulta de nutrição, com uma nutricionista muito simpática e honesta, gostei mesmo. Tirou de mim todas as informações de que precisava para ver o que era mais indicado para mim: peso, altura, imc, perímetro abdominal, perímetro de anca, massa gorda, massa muscular, água corporal, massa óssea, gordura visceral, tensão arterial.
Perguntou-me sobre os meus hábitos de vida, medicamentos que tomei ou tomo, hábitos de exercício, hábitos alimentares, tudo. Perguntou-me imensas coisas, tanto que estive lá uma hora inteira sempre a falar e a ouvir.

Por isso, antes de começarem a fazer dietas ou mudarem os vossos hábitos alimentares, pelo menos a uma consulta com uma boa nutricionista convém ir, para saberem precisamente em que nível estão.

Pois a minha maior preocupação quando fui era a retenção de líquidos e problemas nos intestinos e estômago (relacionados com a alimentação, problemas de saúde, medicação e intolerâncias), e detectou-se que estou nas marcas "vermelhas" no que diz respeito à massa gorda e à água corporal. Sendo que tenho excesso de massa gorda e muita escassez de água corporal.

NUNCA tive problemas com gorduras, até aos meus 23 anos era precisamente o contrário, era perigosamente magra, mesmo comendo todo o tipo de coisas e mais algumas. Chocolates, fast foods, doces, salgados, era o que bem me apetecia e continuava sempre abaixo de peso (também nessa altura deveria de ter tido mais cuidado). Depois veio os problemas de saúde, medicamentos, stress, ..... E a situação reverteu-se.
Vai substituir os cereais industrializados e o croissant com Nutella ao pequeno almoço
Com 21 anos cheguei a pesar 32kg (sim, estive num estado crítico, não por problemas alimentares, por outros), com 24 cheguei a pesar 69kg... Sendo que consigo uma diferença de peso de 10kg, seja  a mais ou a menos numa velocidade de duas semanas/um mês, em determinadas alturas... Tenho andando estes anos a perder e aumentar peso estupidamente e sem controlo nenhum. Ora como bem, ora como mal, ora não como de todo. Já estive, aquando um estado depressivo grande, mais de duas semanas em que em duas semanas, 15 dias (até acho que foram uns 18) em que no total comi umas 5 sandes e bebi o equivalente a duas canecas de água... E estou a falar da situação mais recente, à pouco mais de uma no atrás, não estou a falar de outras alturas semelhantes ou quanto estive internada que foi a pior delas todas.

Por isso sim... Preciso urgentemente de mudar de hábitos alimentares, há uns bons anos que ando a comprar e a ler muitos livros sobre alimentação, que me preocupo durante uns tempos, mas depois desisto.
Qual a diferença desta vez:
  • Fui finalmente a uma consulta de nutrição, avaliei a minha condição e iniciei um plano;
  • Tenho o blog para ir partilhando convosco o processo e assim não ser algo tão solitário;
  • Ultimamente, felizmente, andam a sair livros mesmo muito bons, corrigidos e actuais sobre alimentação, e tenho alguns que me servem de auxilio;
  • Também andam a sair livros de receitas saudáveis, vegetarianas, saborosas e com poucas calorias;
  • Ainda não acredito que tenho excesso de massa gorda!(!!!!!!!!)

O meu peso está perfeitamente dentro dos limites, aliás, é o peso ideal, segundo o IMC, até porque raras fora as fazes da minha vida e que comia só por comer (ou como se diz, comia emocionalmente ou por pura gula), sempre comi pouco. Ainda me lembro quando nem uma fatia inteira de uma pizza média eu consegui comer. Muito gulosa, mas em pouca quantidade. E ainda hoje é assim... O problema é que o pouco que eu como, é só calorias vazias cá para dentro. Como pouco muita coisa desnecessária.

Portanto tenho de seguir uma dieta saudável, cheia de vitaminas, proteínas, minerais e tudo mais que me faz falta, como tenho anemia e sou intolerante à lactose, tenho de me alimentar de forma a ir buscar ferro e cálcio aos alimentos, especialmente vegetais e legumes.
Tenho de eliminar muitas calorias do meu dia a dia (cookies, nutella, batatas fritas do pacote, caramelos, ice tea, bolos, ...) para o x estipulado de calorias por semana. Depois de perder estes "inchaços" todos, esta gordura má que só serve para fazer mal à saúde, é ir mantendo uma alimentação saudável, variada, ir inovando, experimentado coisas novas, e esta sim, considero ser a parte mais difícil... Criar e manter os novos hábitos até se tornarem rotina...
Vai começar a ser uma das bases das minhas refeições
Por isso, cá vou eu! E além dos meus hábitos alimentares, os meus gatos também precisavam de ler uns quantos livros sobre alimentação, porque comem do melhor que há (melhor do que eu!!), mas o meu Nemo está abaixo do peso, e o meu Castiel está acima do peso!! A veterinária disse que o ideal era tirar 500grs ao Castiel e passar para o Nemo e assim ficavam impecáveis!

Ora, comecei a dar ração especifica para gato de controlo de apetite, mas o Nemo ia comer essa ração ao pratinho do Castiel e não comia a dele, e mais magro ele não podia ficar, por isso comecei a dar uma que fosse boa para os dois e o Nemo já se alimenta muito melhor, mas o Castiel também, além de que come a dele e depois ainda vai comer a do Nemo quando eu não estou a ver (mas já o apanhei umas quantas vezes, ele sabe que eu não gosto e só o faz quando pensa que eu não sei). O pratinho do Castiel está numa base de madeira, no chão (tem naperon e tudo!):
O do Nemo, que é mais atlético e gosta de estar em sítios altos, está por cima da minha estante de livros, porque é ali que ele gosta e também para dificultar as tendências cleptomaníacas do Castiel e cada um sabe onde é o seu sítio.
Agora respeitarem-se.... O mais incrível é que roubam comida um ao outro, e a comida é precisamente a mesma para os dois.... Aquela coisa de "a galinha do vizinho..."
Ai, ai, ai, ai...

4 comentários:

  1. Olá Liliana
    Também há algum tempo que tento comer melhor. Já cheguei à conclusão que uma dieta específica não funciona comigo. O que me interessa agora é mesmo melhorar os hábitos alimentares, dar mais importância à qualidade dos alimentos.
    Beijinhos

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    1. É mesmo isso Sara! E acredita que vale mesmo a pena e se nota! :O

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  2. Eu também preciso de mudar os meus hábitos alimentares, tenho alguma dificuldade, a ver se ganho coragem!

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    Respostas
    1. Vale mesmo, mesmo a pena, apesar de no inicio ser complicado entrar na rotina e nem sempre certo, mas a verdade é que desde que postei esta publicação ao dia de hoje estou muito surpreendida com as mudanças na minha saúde e na minha "figura"! :O

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