[Autores Portugueses] Miguel Correia

Foi usado um filtro para obter esta imagem
Miguel Correia nasceu em Novembro de 1979, no concelho de Matosinhos.

Em 1998 concluiu o curso tecnológico de administração, do ensino público secundário, na Escola João Gonçalves Zarco (Matosinhos). Teve alguns estágios profissionais, boas e más experiências no mercado de trabalho. Desempenha, desde 2006, funções de maquinista - designação não oficial - ao serviço do Metro do Porto. Tantos anos a estudar para acabar numa área de actividade diferente da sua formação.

Em 2013 realizou o documentário "In Matosinhos". A evolução da sua própria cidade. Disponível no Facebook, YouTube e MeoKanal. Foi candidato aos Festivais de Cinema "DocLisboa" e "Curtas de Vila Conde". Divulgou nos canais de televisão "Regiões Tv" e "Porto Canal". Teve oportunidade de exibir o projecto em auditório, com o apoio das Juntas de Freguesia de Custóias, Leça Palmeira e Lavra. (www.inmatosinhos.blogspot.pt)

Em 2014 lançou o livro "As Crónicas dos Tugas", por intermédio da "Chiado Editora". Dedicado à escrita humorística baseada em factos verídicos, irónicos e bizarros. Depois do lançamento oficial, na Biblioteca Florbela Espanca, promoveu o seu trabalho através de sessões de apresentação e autógrafos. Divulgou nos canais de televisão "Regiões Tv" e "Porto Canal". Livro disponível, por encomenda, nos grupos livreiros: “Almedina”, “Bertrand”, “El Corte Inglés”, “Fnac”, “Note!” e “Wook”. (www.cronicatugas.blogspot.pt)

Tem uma rubrica no programa semanal “Conversar com as Palavras” de Carla Ribeiro, emitido na “Rádio Matosinhos Online”. Tem participação regular na imprensa através do Jornal Maia Hoje”, “Jornal O Matosinhense (papel) e oJornal Etc e Tal (online). 
A sua primeira e até ao momento única obra publicada: "As Crónicas dos Tugas".
Neste livro, o autor fala-nos de um país que nasceu mal, cresceu torto e parece que nunca mais se endireita. Um país onde chegam relatos de um povo peculiar que teima em fazer tudo ao contrário. 
Esta obra surge a partir de um trabalho criado e desenvolvido através do facebook, onde se fala de política, negócios, profissionais de saúde, forças da autoridade, génios do crime ou futebol.
Crónicas de situações absolutamente normais do quotidiano. Mas com um toque de humor, ironia e, também, estupidez...Somos um povo peculiar com hábitos curiosos e muito divertidos. Existem situações que apenas se podem passar em Portugal! Campanhas eleitorais, mundo empresarial, profissionais da saúde, actuações policiais, mestres do crime, celebrações caseiras, mundo do futebol, entre muitas outras crónicas a descobrir.
Um trabalho de escrita, criado e desenvolvido através do Facebook, com o objectivo de ser convertido em livro. Pequenos textos de leitura simples com desfechos curiosos, não perca!
Quando escrevi a minha opinião sobre o livro, nunca pensei vir a conhecer pessoalmente o autor, no entanto, aqui estamos nós, na Feira do Livro de Lisboa 2016:
Em termos de crónicas, sarcasmo e humor, juntou-se "a fome com a vontade de comer" xD
Bastou estar lá eu presente a falar com o Miguel para começar a ser mais "chamativo" para as outras pessoas =P
Até um "Yorkie" Tuga apareceu...
Miguel a autografar o meu caderno especial
Só posso dizer que recomendo a leitura do livro, crónicas/sátiras especialmente sobre a nossa pátria vão adorar, os que têm sentido de humor, um toque de sarcasmo e muita ironia vão adorar, e até os mais trombudos vão gostar também!


Quanto ao autor, tal como o livro também recomendo, é simpático e mostra-se em pessoa tal como se mostra no livro! Se tiverrem oporunidade, compareçam nas apesenteções do livro dele e convivam com o autor, que vale mesmo a pena :)

E vocês? Já ouviram falar de Miguel Correia? Já leram "As Crónicas dos Tugas"? O que acharam?

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑