[Vamos ler (e sentir) um livro? - Opinião] Piu Caganita | Tânia Bailão Lopes

Piu é um passarinho muito engraçado mas, por algum motivo, os amigos afastam-se dele. Porque será? E porque lhe chamam Caganita? Queres descobrir porquê?O Piu e os seus amigos vão mostrar-te a importância do respeito pelos outros, e que, só assim, se cultiva a verdadeira amizade. 
Este é um livro muito especial. Criado com cuidados de inclusão, é um livro multiformato composto por versão de texto aumentado, pictogramas, braille impresso e imagens em relevo, alfabeto braille e alfabeto LGP, tudo isto no mesmo livro impresso, eversão LGP e audio-livro.Escrito e ilustrado por Tânia Bailão Lopes é publicado pela Briza Editora e pretende chegar a todas as crianças.
Sei por experiência própria, por ter visto à minha frente e também por pessoas amigas me terem contado a forma incrível e fantástica como as crianças (e adultos) estão a receber tão bem este livro. Na apresentação pedi a uma menina para fechar os olhos, tocar numa das figuras do livro e pelo tacto me dizer qual das personagens ela estava a tocar. Nas primeiras vezes foi complicado, mas pouco depois, numa delas ela disse: "é o piu! estou a sentir a forma do bico!".
Já eu pessoalmente não tenho tanta sensibilidade e custou-me imenso tentar perceber o que estava ali, mas volta e meia continuo a tentar, pois até agora ainda não consegui.
Gostei muito de aprender a linguagem gestual e gostaria até mesmo de tirar um curso relacionado com a mesma.
É tão, mas tão importante investir em livros deste género, tanto para crianças como para adultos... Por isso a Tânia e todos os que fizerem projectos como estes (e poderiam juntar-se e ajudarem-se uns aos outros) terão todo o meu apoio!

Por uma amiga minha, que deu o livro a ler a uma senhora invisual, a senhora disse à minha amiga que a história está muito gira e bem conseguida. Ficámos mesmo muito contentes.
O livro é fantástico, a história encantadora, com muita moral e incentivo ao facto de não fazermos aos outros o que não gostamos que nos façam a nós, e respeitarmos quem nos rodeia. Muitos adultos esquecem-se ou nunca aprenderam esta lição, pois que os mais novos a aprendam desde pequeninos...



Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑