[Vamos ler um livro? - Opinião] A Borbulha no Rabo | Gez Walsh | Editora Companhia das Ilhas

Entre o proibido e o autorizado, dos meninos bem comportados aos meninos terríveis, a linguagem destes poemas revela um humor a dizer-nos como não é preciso ter vergonha de quase nada. A versão portuguesa do poeta Helder Moura Pereira recria admiravelmente o original, com um humor muito próprio, numa linguagem rigorosa e inventiva.
Bem... Posso começar por dizer que no meu tempo não havia nada disto... Infelizmente!!! Garantidamente que até as crianças que não ligam minimamente à poesia vão delirar com este livro! Até eu me cheguei a rir à gargalhada com ele!

Acho que a tradução na sua maior parte está impecável, decerto não foi nada fácil conseguir traduzir para nossa língua expressões típicas de outra, e mesmo assim manter o essencial do original.
Estes poemas/histórias, que são poemas na medida em que rimam, mas basicamente são narrações de situações muito cómicas em linguagem infantil/juvenil, umas que mostram o que é uma criança muito mal comportada, situações que não se fazem, outras são lições de moral, do que pode acontecer se tomarmos certas atitudes, e outras são narrações de crianças cómicas de situações que lhes aconteceram.
Para particular a articulação das palavras/gramática, lendo em voz alta, é um exercício excelente para as crianças, pois será divertido ler estes poemas todos "malucos" e será também divertido para quem estiver a ouvir. Especialmente porque uns quantos destes textos duvido que alguma criança o consiga ler seriamente, sem se desmanchar a rir.

Também é bom para praticar a noção das crianças entre o bem e o mal. As atitudes boas, que se deve praticar, e as más, que não se devem praticar nem seguir o exemplo.

Resumindo, para os mais pequenos ganharem o hábito da leitura de um forma divertida, ler em forma de prosa para praticarem e ganharem o gosto, lerem em voz alta para os pais ou amigos, para os pais lhes lerem este livro em voz alta, para actividades divertidas relacionadas com a leitura escola ou bibliotecas, ou e até mesmo para os graúdos (como eu) que gostem de se rir, recomendo este livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑