[Opinião] As Sombras de D. João II | Jorge Sousa Correia

SINOPSE
D. João II, o Príncipe Perfeito, ascendeu ao trono em 1481 e continuou a sua ação na direção dos Descobrimentos da expansão marítima portuguesa iniciada pelo tio-avô Infante D. Henrique. Esta ligação à gesta marítima ficaria marcada pela assinatura do Tratado de Tordesilhas, mas também por outros feitos reveladores da época de ouro de Portugal.
O rei era uma espécie de Apolo do final do século XV, mas a história da sua vida revela uma outra face. Consciente de que era odiado por uma parte da nobreza portuguesa, espiava noite e dia, tendo criado uma verdadeira "polícia política".
A História de Portugal fala de um rei generoso, as cronologias acertam nos acontecimentos, as intenções mostram-no intrépido, organizado, normativo. Mas no meio de tudo isto, há um homem de lágrima fácil e íntimo cruel, um verdadeiro manancial de sentimentos por decifrar.
Aprendi muitíssimo com este livro, é fascinante lermos a história de vida dos nossos reis, do nosso país, dos nossos antepassados, da nossa história desta forma, em forma de romance histórico. Já li vários, mas é sempre fascinante.
As suas características mais humanas, o que falavam, o que faziam, como faziam, o que vestiam.... Sermos desta forma transportados para aqueles tempos é fascinante...

Fiquei com muita curiosidade em ler sobre este rei em especifico depois de ler Índias, de João Morgado. D.João II é pouco falado no Índias, o mais falado é D.Miguel I, mas do pouco que D.João foi falado no Índias, fiquei muito curiosa com esse rei em especial. E adorei "conhecê-lo" neste livro.

O livro está muito bem escrito, tem um ritmo excelente, e é escrito de uma forma como se o autor se estivesse a dirigir a nós directamente, quase como se fosse uma espécie de bardo, de forma descontraída, contando o que as coisas como elas aconteceram...

Super recomendado para os aficionados de livros bem escritos e em forma de romance sobre a história do nosso Portugal.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. O "Índias" de João Morgado também merece lugar na lista de desejos, acredita, brutal ;)

      Eliminar
    2. O "Índias" já estava na lista :p

      Eliminar
  2. Ainda não conheço este autor, fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil de ler e ensina muito sobre a nossa história de uma forma muito interessante :)

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑