Opinião: Encantamento | Alice Hoffman

Sinopse: Estrella deMadrigal pensava que sabia quem era: filha, neta, irmã, melhor amiga, amada. Ela é a Estrela no Céu Nocturno, a Verdade no meio da Escuridão. Mas, em Espanha, neste século cruel e impiedoso, a verdade é um bem precioso e raro. Os judeus que recusam a conversão ao Cristianismo arriscam tudo o que têm: o amor, a vida, a família e a fé. A certa altura, uma descoberta espantosa abala profundamente a existência de Estrella. E no entanto, esta mudança devastadora é provocada por algo pequeno e doce. Um beijo. O beijo de alguém que Estrella está proibida de amar. À medida que uma nova rapariga emerge do casulo de segredos no qual foi criada, a paixão desponta e a amizade desmorona-se - a traição acaba por libertar um monstro maligno das profundezas da terra. Estrella dá por si numa situação que nunca julgou ser possível; é alguém que nunca imaginou ser.


Depois de ler "O Terceiro Anjo", fui logo agarrar neste que tinha há bastante tempo por casa e até comecei à procura de mais romances desta autora, pois até agora não me tem desiludido (e o preço dos livros é uma brutal pechincha).
Adoro a sua escrita fluída e intensa, concisa e tocante.

Neste livro, acompanhamos a vida de uma jovem espanhola, Estrella, no tempo da impiedosa, desconexa e cruel inquisição. Já perdi a conta aos número de livros que já li sobre este tema, mas fico sempre horrorizada cada vez que leio sobre as atrocidades cometidas em "nome de Deus".

Esta foi uma história marcante para mim, pois apesar de já ter lido há uns tempos, ainda me lembro bem dela, do princípio ao fim e do enredo pelo meio.
Não me consigo imaginar nem por nada a viver naqueles tempos, seria uma total Joana d'Arc...
Já custa viver na injustiça do nosso mundo, as guerras, fome, abusos, raptos, violações, assassinatos, .... E temos um sistema policial, de investigação, tudo. Temos uma data de forças para evitar todas essas coisas e mesmo assim acontece, e mesmo assim há que se safe, quanto mais num tempo daqueles em que não só não havia nada disso, como faziam o que bem quisessem, e com bons conhecimentos podiam estragar aldeias inteiras, países, o mundo... Basta um radical para acabar com tudo, e nem precisamos de recuar assim tanto para apanharmos o último que viveu, quanto mais naqueles tempos da "idade das trevas", tal como o nome insinua e bem como era realmente...

A proibição de sermos nós próprios, de vivermos plenamente a vida, ...

Se eu pudesse escolher uma época para viver, escolheria o Antigo Egipto, pelo qual eu sou perdidamente apaixonada, e se pudesse ser alguém daquela época, escolheria ser a Rainha-Faraó Hatshepsut. Naqueles tempos, séculos antes da idade das trevas,era altamente civilizada, as mulheres tinham todos os direitos, até mesmo de se divorciarem e ficarem com divisão de bens, havia tribunal, tudo. Tudo o que a inquisição e a religião, especialmente o cristianismo exterminou, e nos atirou, ao mundo INTEIRO, num precipício do qual ainda nem sequer nos tempos de hoje recuperámos, se é que alguma vez o iremos fazer.

O medo horroroso de viver sem liberdade nenhuma, de a qualquer altura, sem motivo nenhum, nos estragarem a vida toda como a conhecemos e a de todos os que amamos junto...

Um livro tão pequeno que me fez pensar tanto em tanta coisa, e viver aquela história intensamente.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Olá!
    Também adoro a autora e este livrinho apesar das más criticas que lhe teceram, foi uma boa surpresa, depois li O Terceiro Anjo e ainda gostei mais!
    Bom fim-de-semana
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente não me deixo influenciar pelas más críticas, gosto sempre de ter a minha própria opinião. Esta autora foi de facto uma surpresa e mal posso esperar por ler mais livros dela, faço questão disso, pois adorei :)

      Eliminar
  2. Uma autora que ainda não conheço mas acho que vou gostar de ler.

    ResponderEliminar
  3. Uma autora que não conheço, mais uma para a lista, a tua opinião cativou-me ;)
    Seriamos duas Joana D'arc ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seríamos mesmo! :D
      Mas se puderes lê algum livro desta autora, que vais gostar ;)

      Eliminar
  4. Gosto de livros que falem da Inquisição, mas penso que este livro não se enquadra nos géneros literários que tenho mais afinidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensei que não se enquadrava no meu, mas é um livro surpreendente e eu gostei mesmo da leitura, apesar de fugir aos meus gostos pessoais, e de vez em quando devemos nos aventurar pelos mundos literários à descoberta, que é sempre enriquecedor ;)

      Eliminar
  5. Já li este livro á um tempinho atrás e gostei bastante!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bastante bom, tendo em consideração o tamanho e preço, é intenso e interessante, eu gostei muito :)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑