[Opinião] Os 100 Segredos das Pessoas Felizes | David Niven

1 de janeiro de 2018

SINOPSE
O que nos faz felizes ou infelizes? Todos julgamos saber - às vezes - e todos nos enganamos - a maior parte das vezes. Será que os cientistas podem dar uma ajuda?
Na verdade, a literatura científica está cheia de artigos sobre felicidade, mas o tipo de linguagem utilizado nem sempre é acessível como seria desejável.
Essa a razão por que um investigador reputado, David Niven, consagrou uma boa parte do seu tempo a investigar milhares de publicações, para tentar encontrar, dir-se-ia, a essência da felicidade, encarada sob o ponto de vista científico. Agora, sim, é possível confirmar o que já suspeitávamos: ser feliz não depende do acaso, e pode ser muito influenciado pela nossa atitude de vida.
* ACREDITE EM SI: Em qualquer idade ou classe social, acreditar nas nossas próprias capacidades aumenta a satisfação de vida em cerca de 40%.
* DESLIGUE A TELEVISÃO: Ver TV a mais pode chegar a triplicar o nosso apetite por bens materiais, e a reduzir a nossa satisfação pessoal em cerca de 5% - por cada hora diária passada frente ao ecrã.
* APRECIE O QUE TEM: Quem mais tem é menos feliz, em termos de probabilidade, do que quem menos tem.
* NÃO SE ESQUEÇA DE SE DIVERTIR: Saber divertir-se é um dever - e um dos cinco factores mais importantes numa vida plena de satisfação. Quem o faz beneficia de uma probabilidade 20% superior de se sentir feliz no dia-a dia, e 36% superior de se sentir confortável com a idade que tem. 


Este é um livro muito interessante e prático e com dicas e ideias muito introspectivas, e que melhor forma de começar o ano do que com 100 segredos das pessoas felizes?

Portanto, nesta primeira publicação do primeiro dia do ano 2018, partilho convosco um livro que nos ajuda a ser mais felizes...

Este livro fez-me pensar bastante na vida, nas minhas convicções, no que realmente quero, no que é realmente importante...
É um livro extremamente fácil de ler, dividido em capítulos, 100 capítulos, cada capitulo é um "segredo" para a felicidade, e esse segredo está dentro de todos nós, e livros como este ajudam-nos a atingir esse conhecimento que mesmo estando dentro de nós, nem sempre é de fácil acesso...

Fiquei surpreendida em ler como certas coisas que eu realmente faço (mal) prejudica a minha felicidade, e o pior é que realmente são coisas que, vendo bem, não têm interesse nenhum. Ou seja, dou mais importância a certas coisas do que essas coisas realmente têm importância.
As coisas ou situações só têm a importância que nós lhes damos, portanto tenho de começar a dar importância exclusivamente ao que é realmente importante. Valorizar mais as coisas boas e não ficar tão consumida com as más.
As pessoas não nascem felizes ou infelizes, a forma como vemos o mundo e conduzimos as nossas vidas tornam-nos felizes ou infelizes... Por isso, temos de olhar bem para dentro de nós, arranjar objectivos e prioridades, e não nos devemos forçar a ser felizes, devemos, pura e simplesmente... ser!

Este livro é realmente um livro muito bom em conteúdo, é verdade que pelo aspecto, a capa e tudo pode passar despercebido, mas é um livro que vale bem a pena, me ensinou muito, especialmente porque estavam constantemente a aparecer tópicos de assuntos que realmente me incomodavam, ou antes, que eu dava demasiada importância e interferia com a minha felicidade sem eu dar por isso, e depois de ler a interpretação de certos e determinados tópicos e a forma de como podemos dar a volta até suspirava de alívio, porque de facto dava a esses assuntos a importância errada, e via-os de forma demasiado sufocante mesmo sem me dar conta.
O que importa mesmo é ser feliz! Excelente livro introspectivo!

6 comentários:

  1. Livro muito bom para me ajudar nos maus momentos... :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho a certeza que vou gostar de ler este livro, vou procurar por ele obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se possível (e houver), tente pesquisar no catálogo da sua biblioteca da zona de residência, quem sabe se tem sorte! :D

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑