Apresentação da Bibliomóvel de Proença-a-Nova | Nuno Marçal

O bibliotecário Nuno Marçal percorre há 10 anos, semanalmente, as 35 aldeias do concelho de Proença-a-Nova, onde é esperado pelas populações locais, que requisitam livros, DVD, leem jornais e revistas, tiram fotocópias e usam a Internet.

Numa década, a bibliomóvel já percorreu mais de 114 mil quilómetros e no seu acervo documental estão 157 DVD, 1.300 livros, dois jornais diários (desportivo e generalista), um jornal regional e cinco revistas mensais, que abordam temas como caça e pesca, culinária, apicultura, música e bordados.
“Este é, sem dúvida, um dos projetos mais emblemáticos que a câmara municipal tem dinamizado na última década pelo impacto que causa junto da população mais idosa e isolada do concelho que assim tem a oportunidade de usufruir de serviços de proximidade que ultrapassam largamente o simples empréstimo de livros”, afirma, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.
A Bibliomóvel, inaugurada em 26 de junho de 2006, surgiu de uma candidatura do município de Proença-a-Nova, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Sobreira Formosa, ao Progride, projeto de apoio e luta contra a pobreza e a exclusão social, do Instituto da Segurança Social.
Atualmente, para além de promover a leitura, a bibliomóvel funciona ainda como posto móvel avançado dos serviços municipais, desempenhando uma função social, como antídoto contra a solidão e, em período de férias, apoia a ocupação dos mais jovens.
O caminho, sempre o caminho. Este é o território funcional da Bibliomóvel de Proença-a-Nova. O caminho que se faz diariamente por estas estradas, terras e gentes, levando biblioteca pública a quem dela necessita ou mostrando todas as vantagens de usufruir dos seus recursos. Este é o compromisso que carregamos com todo o gosto e ilusão”, explica o bibliotecário Nuno Marçal.
Este responsável adianta que esta é uma biblioteca itinerante: “Por isso, o seu caminho está sempre por fazer e vamos continuar a fazê-lo, sempre com a mesma vontade de tentar fazer sempre o melhor possível. Estamos a caminho” concluiu.
A Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova comemorou 10 anos de viagens pelas localidades dispersas do concelho de Proença-a-Nova, pelos centros de dia e instituições da Santa Casa da Misericórdia.
O objetivo inicial continua atual: Levar biblioteca a todos, dentro do espírito da biblioteca itinerante Calouste Gulbenkian que, há algumas décadas, colmatava a inexistência destas infraestruturas na região.
Texto retirado de O Observador

Comentários

  1. Isto é que é uma excelente ideia :)

    ResponderEliminar
  2. Gostava tanto que houvesse uma assim com bons livros, actualizada que me passasse por aqui.

    ResponderEliminar
  3. Excelente iniciativa, que se prolongue por várias décadas, biblioteca para todos.

    ResponderEliminar
  4. Uma grande iniciativa, sem dúvida. Lembro-me perfeitamente de ver num programa que passou na televisão uma senhora mais idosa que gostava muito de ler (mas que não tinha meios financeiros e morava afastada) e que ficava toda contente quando chegava a carrinha com livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu vejo cenas dessas fico emocionada até ao âmago...

      Eliminar
  5. Muito obrigada por esta partilha surpreendente! Tenho livros e dvds para doar e vou certamente seguir as suas dicas. Um bem-haja!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑