Opinião: Almanaque da Diversão | Ana Cristina Silva

SINOPSE: Neste apanhado de histórias pretendo mostrar o lado divertido e positivo que podemos retirar dos acontecimentos diários. A vida por vezes é cinzenta e triste pela nossa tendência natural para dramatizar as situações mais do que elas são.
Não pretendo minimizar os problemas, apenas desejo transmitir que através da boa disposição talvez consigamos ter uma visão mais positiva da realidade.
É minha intenção que se divirtam tanto a ler este livro como eu a escrevê-lo e que este possa servir de inspiração e motivação para dias mais felizes.


Pelo título, que foi o que me chamou a atenção "Almanaque da Diversão" pensei em algo completamente diferente ao que o livro realmente é. Pensei que fossem histórias super engraçadas, crónicas humorísticas, algo generalista.

Para a autora, sem dúvida que as situações que conta são hilariantes, pois viveu-as em primeira mão e a forma como as descreve e nota-se o carinho que tem por essas recordações, no entanto faz deste livro mais um género de livro de recordações pessoais de situações passadas com as amigas, que a autora tenta dar-nos a ver a parte hilariante dessas situações da melhor forma que conseguiu, mas eu pessoalmente, como leitora, não apreciei por ai além a leitura e não é nada do que eu estava à espera.

O livro é basicamente sobre situações engraçadas/embaraçosas que a autora e amigas foram vivendo aos longo dos anos. Senti-me, ao ler, mais como uma intrusa a ler um diário intimo e pessoal do que uma leitora convidada a desfrutar de uma boa dose de crónicas. Acho sinceramente que lhe falta "algo" para fazer dele um verdadeiro livro, em vez do que aquilo que me parece, uma espécie de diário intimo de memórias, para e na perspectiva da autora, hilariantes, mas na minha perspectiva, nem por isso. Para mim, a maior parte das situações relatadas não achei engraçadas por ai além e algumas até nem percebi, pois considerei confusas... Na minha opinião não foram bem transmitidas/transcritas de modo a serem transformadas num livro de acesso a todos.

Senti que são histórias fantásticas para partilhar entre quem as viveu, escritas de forma algo intima, mas como leitura não me senti parte delas, nem as consegui viver ou sentir por elas fosse o que quer que fosse durante a minha leitura.

No entanto, lá porque a mim pessoalmente não me despertou interesse, acredito que é uma leitura que poderá agradar a outros públicos.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. É bom quando conseguimos rir de nós próprios e das situações menos boas que nos acontecem. Mas, nem sempre é fácil. Por outro lado, nem todos acham graça às mesmas coisas. O lado divertido ou o humor é muito subjectivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, por isso este tipo de crónicas e a poesia, por exemplo, é o que eu acho mais difícil de opinar... :/

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑