[Opinião] Saber Tudo Sobre a Sofrologia | Raymond Abrezol

SINOPSE
Vivemos numa época em que o nosso organismo, o nosso corpo e a nossa mente são continuamente agredidos, ao longo da vida, em todas as etapas da nossa existência. Muitas mulheres e homens sofrem hoje de doenças funcionais, causadas pelo seu modo de vida: angústias, fobias, depressões, enxaquecas, insónias, úlceras, alterações digestivas diversas, doenças de pele, etc. Elas são certamente manifestações de um conflito interior, de uma falta de harmonia...Ao longo dos tempos, os homens utilizam a palavra, o pensamento para se tratar. Os Sofrólogos seguiram os seus passos e oferecem-nos os meios modernos e simples para o alcançar.Este livro é uma síntese das experiências e das publicações do doutor Abrezol e dos seus colegas sofrólogos, permitindo uma aproximação especial da sofrologia.O doutor Abrezol é membro activo de numerosas sociedades médicas no mundo, também é co-fundador e presidente da Fundação Sophia. É o principal promotor da sofrologia profilática, difundida com a denominação de "Sofrologia Social". Escreveu cinco livros de sucesso sobre a sofrologia.
Algumas "luzes" sobre a Sofrologia:
A sofrologia foi desenvolvida pelo médico e investigador colombiano Lozano Alfonso Caycedo, no ano de 1960. É uma ciência médica que investiga como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano através da consciência. Sofrologia deriva do grego sos (harmonia), phren (consciência) e logos (estudo). Portanto, etimologicamente, sofrologia significa: estudo da harmonia da consciência humana.

Nascida no seio da psiquiatria moderna e da fenomenologia existencial, na prática a sofrologia liga de forma única procedimentos orientais e ocidentais. Pode arranjar-se alternativa ao stress diário, como nadar, jogar, fazer desporto... São ótimas soluções, mas nem sempre acessíveis quando mais precisamos delas. Podemos, no entanto, aprender e experimentar a sofrologia – a harmonia normal do indivíduo, equilíbrio do corpo, da mente e da consciência.

Os seus objetivos são tão simples como os seus princípios, as suas leis e as suas técnicas. Visa ensinar-nos a recorrer a nós mesmos, a qualquer momento e em qualquer lugar, sempre que precisamos de melhores condições para resolver os motivos dos nossos stresses. O seu método é ensinar a conhecer, ativar e tomar consciência das capacidades que cada um tem ao seu dispor em si mesmo, nas suas sensações, no seu sentimento, na sua mente e no seu pensamento.

Texto de Sapo LifeStyle
Que livro fantástico, que ensina TANTO de uma forma tão simples, quase como se de um romance se tratasse!
O primeiro capitulo é "A primeira consulta", e começa a explicar a área como se num consultório estivéssemos, com o especialista e o paciente, em que o paciente faz perguntas e o especialista responde, e assim vamos lendo com simplicidade e entrando na área da sofrologia, quase como se estivéssemos ler um romance. Depois vamos saber sobre os problemas e evolução dos mesmos de diversos pacientes, enquanto aprenderemos pelo caminho.

"Em sofrologia, nada é imposto, tudo é proposto". Pág. 11.

Na minha opinião, só temos verdadeiro receio daquilo que não compreendemos, aquilo que conhecemos bem, ao termos o conhecimento do nosso lado, dá-nos as ferramentas para sabermos lidar com as situações que causam medo. No meu caso, que lido com a dor há tanto tempo e agora até se tornou crónica, ao ler um livro que desmistifica o mundo da dor, me dá conselhos sobre como lidar com a mesma, e até com o stress entre outras áreas interligadas é uma benesse, e faz deste livro um livro extraordinário, e fácil de ler considerando a complexidade do tema!

É uma área fascinante e recomendo sem reservas para todos aqueles que lidam com os males do corpo e da mente a nível profissional, desde médicos, especialistas, enfermeiros, até mesmo voluntários em hospitais e outros centros de tratamentos e a qualquer pessoa que queira ficar a conhecer mais sobre este tema tão acessível e interessante!
Muito do que está neste livro podemos colocar de imediato em prática, por nós mesmos, sem qualquer ajuda externa. Um livro que quase se pode classificar de "auto-ajuda" :)

E sem dúvida, ficamos a "saber tudo sofre a sofrologia".

Recomendo sem reservas.
Saber mais sobre a sofrologia (extremamente interessante) aqui.


2 comentários:

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑