Opinião Filme: COCO | Disney Pixar

28 de março de 2018

Título original: Coco
De: Lee Unkrich, Adrian Molina
Com: Edward James Olmos (Voz), Benjamin Bratt (Voz), Alanna Ubach (Voz), Gael García Bernal (Voz)
Género: Animação, Comédia
Classificação: M/6
Outros dados: EUA, 2017, Cores
SINOPSE
Desde que se conhece como gente que Miguel, de 12 anos, sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar.Criada pelos estúdios Disney Pixar, uma aventura em animação computorizada, realizada e escrita por Lee Unkrich ("Monstros e Companhia", "À Procura de Nemo","Toy Story" 2 e 3), em parceria com Adrian Molina, que aqui se estreia na realização. O filme inspira-se no tradicional festival do Dia dos Mortos. Celebrado em vários países da América Central e em muitas zonas dos EUA, é uma celebração de origem indígena em honra dos que já partiram, que se comemora no dia 2 de Novembro e que foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Que filme maravilhoso... LINDO!
Ao tempo que eu não me entusiasmava com um filme de animação desta maneira... é lindo... é um filme lindo...

Eu não aprecio filmes musicais em especial, muito menos quando há um exagero de cenas cantadas,  ou seja, quando é mais música do que filme propriamente dito, mas este filme tem um equilíbrio perfeito de comédia, drama, música, cultura, uma verdadeira animação!

O equilíbrio entre os diálogos e as músicas em inglês e espanhol, lindo, brilhante! As músicas são lindíssimas, adorei, e por acaso sou uma GRANDE FÃ do 'Dia de los Muertos'... AMO! Um dos meus sonhos é ir ao México durante essas festividades e viver toda aquela maravilhosa experiência.
Gosto tanto que tenho vários artigos, incluindo a minha escova do cabelo e a capa do meu telemóvel em que está estampado estas famosas caveiras, que são lindas!
Adoro a forma como este dia tão importante e especial é retratado neste filme, e do seu verdadeiro significado. A importância de não esquecermos aqueles que mais amamos, e de não sermos esquecidos por eles... E a importância da família...

Adorei todas as personagens (até os maus da fita!), não há absolutamente nada neste filme que eu não tenha gostado, a única parte que me deixou triste foi quando acabou, só espero que façam mais filmes assim, daqueles que chegam verdadeiramente ao coração...

TRAILER

Uma lição de vida, emotivo, mágico, divertido, profundo, maravilhoso. Amei!

O Dia dos Mortos

Este dia é um dos mais importantes para os Mexicanos! Estas festas são marcadas por um misto de alegria e tristeza e são festejadas com uma parada anual.

O Dia de los Muertos consiste numa celebração de origem indígena, que honra os mortos, começando no dia 31 de outubro e prolongando até ao dia 2 de novembro.

As celebrações do Dia de los Muertos coincidem com o Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos, que são tradições católicas.

Mas…não é só no México que se celebra esta data! Também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é numerosa.

A UNESCO declarou o Dia de los Muertos como Património Imaterial da Humanidade.

Segundo a crença popular …
Os mortos têm permissão divina para visitar os seus parentes e amigos. Por esse motivo, as pessoas enfeitam as suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas daqueles que já partiram, de forma a puderem recebê-los da melhor maneira. Também fazem máscaras em forma de caveira e mascaram-se de esqueletos!

Curiosidades:
- Em algumas localidades, existe um ritual em que a família segue numa procissão até ao cemitério, retira o morto da cova (quando são só os ossos) e limpam-no. 
- O Dia de Mortos no México tem um quê de Carnaval e de Natal ao mesmo tempo. 
- É comum levar caveirinhas feitas de açúcar.
- Os altares são feitos da flor de cempasúchil
Fonte: science4you

10 comentários:

  1. Já ouvi falar muito nesse filme e toda a gente diz que tenho de ver!
    A tua opinião só me deixou ainda mais curiosa!

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar
  2. Só tenho ouvido falar bem deste filme. É para ver em breve! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um filme maravilhoso! :D
      Depois diz-me o que achaste ;)

      Eliminar
  3. Amei o filme, é simplesmente mágico, e mostra as crianças (e adultos) grandes lições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida!! Eu já revi este filme umas 6 vezes! E não me canso de o ver! Adoro-o! :D

      Eliminar
  4. Ainda não o vi mas faz parte da minha lista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos meus filmes preferidos de sempre, é lindo! :D

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑